Alckmin anuncia medidas de enfrentamento ao crack

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e todos. Estimado secretário de Saúde, o professor Giovanni Cerri; secretária da Justiça, doutora Eloisa Arruda; secretário de Desenvolvimento Social, deputado Rodrigo Garcia; doutor […]

ter, 14/02/2012 - 19h00 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e todos. Estimado secretário de Saúde, o professor Giovanni Cerri; secretária da Justiça, doutora Eloisa Arruda; secretário de Desenvolvimento Social, deputado Rodrigo Garcia; doutor Januário Montone, secretário Municipal de Saúde, representando o nosso prefeito, Gilberto Kassab; deputado Carlos Alberto Bezerra Júnior, deputado estadual; deputado Antônio Carlos Pannunzio, preside a Fundação Memorial da América Latina; doutor Sérgio Tamai, coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Saúde; doutor Laco, coordenador estadual de Políticas sobre Drogas, o COED, da Secretaria de Justiça; doutora Marta Jezierski, diretora do CRATOD – Centro de Referência do Combate ao Álcool, Tabaco e outras Drogas; colegas aqui, profissionais de saúde, aqui do CRATOD, amigas, amigos.

Olha, hoje é um dia importante. Nós estamos dando mais um passo nessa questão. Nós tivemos aqui, eu acho que há quatro meses, para assinar a lei que foi feita em São Paulo para proibir a venda e consumo de álcool por menor de 18 anos de idade. Inclusive estabelecendo aquela mão: proibido para menores de 18 anos. Tem que separar bebida alcoólica no self-service de refrigerantes. Uma grande campanha de conscientização sobre a gravidade do alcoolismo na infância e na adolescência, um trabalho de mil técnicos para fiscalizar o cumprimento da lei, da Vigilância Sanitária e do Procon.

O álcool é uma coisa extremamente grave hoje no mundo todo e no Brasil. E depois, um outro trabalho, voltado também ao alcoolismo, mas especialmente a outros tipos de droga e mais o crack, que foi na área da antiga Cracolândia, lá na Nova Luz. E hoje se a gente puder fazer um balanço, a gente vê que nós avançamos. Eu conversava com a diretora aqui do CRATOD, a doutora Marta, e ela dizia que aumentou a procura de pacientes aqui no CRATOD, a busca de tratamento. Nós tivemos 224 dependentes químicos internados, todos voluntários, nenhum compulsório, os 224 voluntários. Tivemos dez atendimentos em hospital geral, paciente com problema de tuberculose, câncer, enfim, seis grávidas encaminhadas para os serviços de saúde da mulher, e 1.182 para atendimento ambulatorial e encaminhamento para os CAPS e os atendimentos em consultório e de natureza ambulatorial.

Tivemos também uma ação policial importante, 53 fugitivos da polícia condenados que foram recapturados e presos; 232 prisões em flagrante por tráfico de droga, inclusive laboratórios que fabricam, fabricavam, craque através de resíduo de cocaína também foram descobertos e foram presos.

Então uma ação importante social. O Rodrigo Garcia dizia que de abrigos sociais nós já disponibilizamos 290 vagas para a prefeitura, inclusive algumas fora de São Paulo, que a prefeitura necessitava. Um trabalho integrado, município e o Estado, um trabalho social de ‘abrigamento’ das pessoas, das famílias, um trabalho de saúde pública, dependência química é doença e demanda tratamento e nós temos aqui no CRATOD médicos, psicólogos, enfermeiras, enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, professores de educação física, terapeutas ocupacionais, ou seja, equipes multidisciplinares para poder fazer o atendimento ambulatorial e, quando necessário, as internações.

Aqui nós temos nove leitos e, de observação, e mais dois leitos de urgência, que havendo necessidade, encaminhamos para nossa rede de hospitais, hospital geral, o atendimento de saúde mental, hospitais especializados e as comunidades terapêuticas. Nós já temos hoje 482 leitos e teremos nos próximos meses mais 247 leitos. A partir, agora, de março já teremos mais 135 leitos no Américo Bairral, em Itapira, e ainda no primeiro semestre mais 40 leitos no nosso hospital da Água Funda e 72 leitos em Botucatu, junto com a UNESP e a Faculdade de Medicina, um centro de referência para aquela região. E teremos dentro de mais dois anos, mais quase 500 leitos. Nós iremos para quase 1.200 leitos e para os casos necessários. E o atendimento ambulatorial dos casos que não necessitarem as internações.

E o CRATOD, a partir de hoje, eu já virei aqui nessa madrugada, ele passa a funcionar 24 horas. Ele funcionava das 7h às 19h. Agora de segunda a segunda, 24 horas para poder servir a população. Então, quem de madrugada precisar de um atendimento, uma orientação, buscar uma internação, buscar apoio, estará 24 horas aqui funcionando o CRATOD com equipes multidisciplinares para poder atender a nossa população. Quero aqui agradecer ao professor Giovanni Cerri, e ao nosso coordenador de saúde mental, doutor professor Sérgio Tamai e a toda equipe. Agradecer a doutora Eloisa, doutor Laco, toda equipe também da justiça. Ao Rodrigo Garcia e toda equipe da área social, a prefeitura aqui de São Paulo, agradecendo ao nosso secretário da Saúde, doutor Januário, transmita o nosso agradecimento ao nosso prefeito. O deputado Carlos Alberto Bezerra Júnior é médico, e tem no seu mandato parlamentar se dedicado muito a essa questão da saúde mental e da recuperação dos nossos pacientes. E cumprimentar a doutora Marta, que é a nossa diretora. Abraçando a doutora Marta, abraçar aqui toda equipe, eu já dei muito plantão, sábado, domingo, feriado, Carnaval, então eu tenho certeza de que o pessoal vai se dedicar aí durante as 24 horas para a gente poder atender bem a comunidade. E eu, em alguma madrugada de insônia, venho tomar um café aqui, acompanhar o trabalho.

Bom trabalho a todos.