Alckmin anuncia investimentos para Expresso Jundiaí

Jundiaí, 10 de setembro de 2012.

seg, 10/09/2012 - 16h44 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos. Estimado prefeito anfitrião Miguel Haddad; Maria Rita, Presidente do Fundo Social de Solidariedade; nosso secretário de Transporte Metropolitano, Dr. Jurandir Fernandes; Eduardo Pereira, nosso prefeito de Várzea Paulista; o Bruno João Pateli, Vice-Prefeito de Campo Limpo; o Mário Bandeira, Diretor-Presidente da CPTM; o Mauro Mazzamati, secretário Municipal de Transportes; Tenente-Coronel César Branco de Araújo, Tenente-Coronel Luiz Alberto de Queiroz, nossos comandantes; Paulo Sérgio de Lemos Giacomeli, Jacó, Comandante da Guarda; Eugênio Santos de Morais, Chefe Geral das Estações de Jundiaí e Várzea Paulista, secretários municiais, diretores e funcionários da CPTM, amigas e amigos.

Uma grande alegria. Hoje é um dia histórico. Aqui se falou de automóvel, nós tínhamos há dez anos 12 milhões de veículos, era a frota do Estado de São Paulo. Dez anos depois nós estamos chegando a 24 milhões de veículos. Praticamente dobrou a frota em dez anos. E não para. Estamos ampliando, fazendo as novas faixas no sistema Anhanguera/Bandeirantes, terminando o Rodoanel, para ir direto pro Aeroporto de Cumbica, duplicando Jundiaí/Itatiba. Investimentos importantes aqui em todo estado. Mas nós precisamos é fortalecer o modal ferroviário, que é o que o povo quer.

Na quinta-feira batemos o recorde de passageiros da CPTM, véspera do feriado. Num dia deu 2,875 milhões passageiros transportados. Num único dia. A população quer o trem. E o trem é nossa total prioridade. O metrô nós estamos com 4,6 milhões. Se somar os dois vai dar 7,5 milhões, praticamente. Nós vamos rapidamente a nove, dez milhões de passageiros viagem/dia no Estado de São Paulo. Isso representa 70% de todo transporte metroferroviário do Brasil a CPTM e metrô. Se juntar Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Pindamonhangaba, juntar tudo dá 30%. Só a CPTM e metrô 70% do Brasil. E nós queremos expandir mais.

Então a primeira boa notícia é a Linha 7 da CPTM, nós vamos reformar 15 estações. Duas já estão mais adiantadas, que é Francisco Morato e Franco da Rocha, e estamos contratando projeto executivo, outras o projeto executivo já está pronto, para poder reformar todas; modernas, com acessibilidade para pessoas com deficiência, ampliadas, modernizadas, escadas rolantes, elevadores. Enfim, é um investimento de R$ 675 milhões, mais R$ 30 milhões de projetos. Então nós estamos falando de R$ 705 milhões em 15 estações da Linha 7 da CPTM. A outra são os novos trens.

Já chegaram oito novos trens e 12 reformados, praticamente zero. São 29 novos trens, cada trem oito carros, não é isso? Então são 160 carros. Todos com ar-condicionado, maior motorização, o trem antigo era três carros, um motorizado, 33% de motorização, agora a cada dois carros um é motorizado, é 50% de motorização. E, além disso, estamos comprando 65 trens novinhos, zero quilômetro. É o S 8000, como é que chama?

É série 8 mil, ou seja, é um trem contínuo. São oito carros, você estando no primeiro carro você enxerga o oitavo e pode andar por dentro dele, é salão contínuo. Então é bonito, porque você está no oitavo carro está olhando o primeiro e pode sair andado e mudar de vagão. É muito confortável, é muito mais seguro, todos com ar condicionado, novinho, novinho, novinho, feito aqui no Brasil, aqui no Estado de São Paulo.

Essa é a primeira notícia para a Linha 7 que serve aqui a região investimento em ferrovia, toda parte elétrica, estão investindo meio bilhão em novas subestações de energia e renovando todo a sistema aéreo. Porque o trem é elétrico, o ar condicionado, tudo depende de eletricidade que está aumentando muito. Então investimentos na ferrovia, nos trens novos e nas estações todas reformadas, inclusive esta aqui que nós estamos.

E a outra boa notícia, que é a mais importante, Miguel, Eduardo, que é a do Expresso Jundiaí. Será o primeiro trem regional. Nós queremos fazer São Paulo-Jundiaí, São Paulo-Sorocaba, São Paulo-Santos e São Paulo-ABC, Santo André. Só não vamos fazer São José dos Campos, a minha região, porque o TAV, o Trem de Alta Velocidade vai atendê-la. E o primeiro desses trens regionais é o Expresso Jundiaí.

Essa semana, hoje nós estamos autorizando, sai o edital do projeto detalhado, projeto executivo, R$ 150 milhões, só o projeto. O trem ele vem ao lado do atual, a nova ferrovia vem ao lado da atual até Perus, de Perus para cá é o novo traçado, não tem nada a ver com a Linha 7, tanto é que vai encurtar a viagem em caso quase 8 quilômetros. O trem atual tem 55 quilômetros Jundiaí-São Paulo, ele deve ficar em torno de 47 quilômetros, ganha 8 quilômetros, mais curto, vem numa reta, por isso tanto túnel. Dos 47 quilômetros quase 20 vão ser túneis.

Quando a gente vai para Santos pela nova Imigrantes tem bastante túnel, não é, tem um túnel bem cumprido, ele tem 3,3 quilômetros. Os três túneis dão em torno de 9 quilômetros para Santos, 9 Imigrantes. Nós vamos ter mais do que o dobro aqui, praticamente 20 quilômetros, isso vai tornar a viagem 25 minutos até Água Branca. Vamos chegar à Água Branca em 25 minutos, quer dizer, todo mundo vai poder de São Paulo rapidamente chegar à Jundiaí.

Uma grande obra, geralmente a gente pega um projeto executivo detalhado, por memorizado, parte geotécnica, estudo completo e multiplica por 20 o custo da obra, isso varia um pouco, mas então, você multiplicar por 20 150 milhões. É uma obra de aproximadamente três bilhões de reais. E que nós já queremos começar a obra física.  Eles estão falando 2014, mas nós queremos tentar antecipar ao máximo aí a obra física.  Será o primeiro dos trens regionais, o Expresso Jundiaí, uma revolução aí no modal de transporte. Sempre tem uma vertente muito rodoviarista, mas nós queremos uma vertente muito sobre trilhos.

Mas quero aqui cumprimentar toda a população da região do aglomerado urbano de Jundiaí. Fiquei feliz quando vi agora na viagem que Jundiaí chegou a mortalidade infantil menos de 10,  isso é nível europeu. O Brasil tinha em 1940 143 mortes por mil nascidos vivos, era comum uma mamãe dizer: tive cinco filhos, vingaram três, vingaram dois. Morria muita criança. A mortalidade infantil mais de 140, o conceito de mortalidade infantil é o numero de mortes por mil nascidos vivos, no primeiro ano de vida. O Brasil reduziu, caiu fortemente, São Paulo junto com Santa Catarina são os menores índices do país, estamos em torno de 11,5.

A Organização Mundial de Saúde estabelece que o principal índice indicador de saúde é mortalidade infantil. E Jundiaí é 8,22, ajudou a diminuir o índice do estado. E já temos o AME aqui funcionando, logo, logo, teremos o novo hospital que já está em obra. Na educação temos ETEC, FATEC. A FATEC agora em Itatiba também, com mais cursos para atender a região. E o grande empenho com a Universidade de São Paulo, para trazer o campus da USP das engenharias aqui para a região.

Mas eu quero deixar um grande abraço. Agradecer Aqui o Jurandir Fernandes, o Mário Bandeira, toda equipe aqui da CPTM. A CPTM é a menina dos olhos do governo, é a que nós mais acreditamos aí para dar um salto de qualidade. É recuperar os 264 km que nós temos de ferrovia, e a população, usa, precisa, recuperar, energização, trens novos, estações novas, ferrovia recuperada, modernizada. E de outro lado, ampliar a ferrovia. Dentro desse trabalho, o primeiro que é lançado é o Expresso Jundiaí. Nós já reservamos os R$ 150 milhões para o projeto. Certamente o preço a gente sempre tem disputa, então caiu o preço, a gente faz economia. Ótimo. Vamos contratar pelo menor preço possível. Grande projeto de engenharia que vai beneficiar muito a região.

Agradecer o Miguel Haddad, nosso parceiro aqui em Jundiaí, fazendo um belíssimo trabalho. Jundiaí vive um grande momento de desenvolvimento. Agradecer o Eduardo, o prefeito de Várzea, o nosso vice-prefeito de Campo Limpo, o Bruno, toda aqui a comunidade. Lembrar com carinho do nosso Ari Fossem, que foi um entusiasta por Jundiaí, pelas lutas da população. E especialmente deixar um abraço aqui para vocês. Podem ter certeza que nós vamos suar a camisa para o mais rápido possível estar com a Linha 7, com as novas estações e novos trens, e o Expresso Jundiaí estar apitando aqui na cidade.
Parabéns a todos.