Alckmin anuncia investimentos para ampliação do Grupo de Atendimento e Resgate às Urgências

São Paulo, 4 de março de 2013

seg, 04/03/2013 - 15h59 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Quero saudar o secretário de Estado da Saúde, professor Giovanni Cerri, secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, coronel Marco Aurélio Alves Pinto, secretário-chefe da Casa Militar, deputado Mauro Bragato, coronel Leônidas, do Batalhão de Santana, subcomandante-geral da Polícia Militar, coronel Erik Colla, comandante interino do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Edson Luiz Gaspar, comandante interino do grupamento de radiopatrulha aérea João Negrão, doutor Pedro Rozolen Júnior, diretor do Grupo de Resgate das Urgências e Emergências, doutora Cecília Damasceno, oficiais e praças do Grupamento de Radiopatrulha Aérea, médicos, enfermeiros, profissionais todos de saúde do Grau, amigos e amigas!

Dizer da alegria de nos encontrarmos, dando um passo importante para fortalecer a saúde, para salvar vidas, para ter mais eficiência no trabalho de uma instituição como o Grau, o Grupo de Atendimento e Resgate em Urgências e Emergências, que é um orgulho de São Paulo. Atuou em grandes eventos, em grandes sinistros que nós tivemos aqui no Estado, com enorme competência, fazendo toda a diferença. E essa é uma área em que a rapidez no atendimento e a qualidade do atendimento podem salvar vidas. Nós sempre defendemos que inverter as prioridades, geralmente em emergências, fica quem é mais jovem, e o pessoal mais experiente vai saindo da frente… O único cirurgião que eu conheço, que fica na ponta, é lá do HC, o Dário Birolini.

Mas geralmente fica no pronto-socorro a meninada, né? E é exatamente o contrário que devia ser. Porque a urgência e emergência não têm como esperar, não tem como pedir exame, não tem como encaminhar para o especialista, tudo é muito rápido e demanda boa qualificação e experiência. O que nós estamos fazendo hoje? Hoje nós temos o Grau, seis… Cinco bases operacionais em São Paulo, mais o Corpo de Bombeiros, seis. Em Campinas, fora de São Paulo, só Campinas. Nós vamos levar o Grau descentralizado para além de São Paulo e Campinas; Bauru, Araçatuba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Presidente Prudente, Praia Grande, na Baixada Santista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Piracicaba. Mais Campinas, que já está funcionando, dez, além da Capital. Estamos comprando 55 ambulâncias novas que possam levar as equipes médicas também. Cinco já chegaram, quatro ficam em São Paulo e uma vai para Campinas, e outras 50 até o mês que vem, o mês de abril.

Estamos abrindo concurso para mais 136 médicos, 122 enfermeiros, são 258 profissionais a mais. E uma grande capacitação dos nossos Recursos Humanos, no sentido de prestarmos o melhor e o mais rápido atendimento. É uma união de dois craques: a Saúde e o Bombeiro. Eu poderia dizer que é Neymar e… Quem é o bom do Corinthians? O Romarinho? Pato. Alexandre Pato. Uma união de Neymar e Alexandre Pato, ou Valdívia, ou Luiz Fabiano, enfim, só craques. Temos aqui dois craques, dois times de craques, a Saúde e o Bombeiro. E muito integrados para poder agir rápido na urgência e emergência nas melhores condições de trabalho, de qualificação, de capacitação, que é um esforço permanente.

E quero, estando aqui no Grupamento Aéreo, destacar o trabalho do Grupamento Aéreo da nossa Polícia Militar: esse pessoal é campeão, é impressionante a qualificação dos nossos pilotos, das nossas equipes, são verdadeiros anjos da guarda chegando nos momentos mais graves, mais necessários para ajudar. E fiquei feliz aqui com a notícia do professor Giovanni, que 80% dos casos gravíssimos encaminhados ao Hospital das Clínicas, 80% se recuperaram. Então faz toda a diferença esse trabalho. Diz que a verdadeira vocação de cada homem e de cada mulher é servir às pessoas. Nós nascemos para servir às pessoas. E é uma bênção a gente poder servir quem mais está precisando, não é? Quem está desvalido, quem foi vítima de acidente. Poder socorrê-las e ajudá-las. O que nós vamos fazer é dar as melhores condições de trabalho, descentralizando o Grau para o interior de São Paulo, equipando com os equipamentos mais modernos e contratando mais recursos humanos, e capacitando, da melhor maneira os nossos recursos humanos. Parabéns a todos!