Alckmin anuncia a construção de mil moradias em Osasco

Osasco, 2 de março de 2013

sáb, 02/03/2013 - 20h01 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos! Cumprimentar o nosso prefeito, prefeito de Osasco, doutor Jorge Lapas, Sandra Missiano Lapas, presidente Fundo Social de Solidariedade, vice-prefeito Valmir Prascidelli, o presidente da Câmara, Antônio Aparecido Toniolo, saudando aqui todos os vereadores da cidade e da região. Deputados estaduais, doutor Celso Giglio, Osvaldo Vergínio, o Marcos Martins e o Gilmaci Santos. Também o nosso sempre deputado Gilberto Port, Marcos Penido, secretário adjunto da Habitação. Nossos prefeitos aqui do município, Francisco Rossi, Guaçu Piteri e Silas Bortolosso. Reinaldo Iapequino, subsecretário da Casa Paulista. Tio Paulo, saudando aqui o Raio de Luz. O Sérgio Gonçalves, cumprimentando todos os secretários municipais, Maria Serrano, Miguel Ângelo, pastor. O André Menezes aqui, presidente desta casa que nos recebe. Obrigado André Menezes. Edvaldo Marrom, presidente da Consciência Negra Afro de Osasco. Valdecir Alves de Souza, amigos e amigas.

Olha, é uma grande alegria, porque na vida a gente vive de sonhos, não é isso? A gente quando é criança sonha com brinquedos, sonha com sorvete, vejo a minha netinha, sonha com a boneca, o ursinho, depois sonha com a namorada, namorado, com os filhos, com os netos. E o sonho da família é ter uma casa, esse é o grande sonho. E não é fácil, porque é caro, a prestação é muito alta, precisa ter uma poupança elevada. Para gente rica não falta casa. Mas a nossa tarefa é proporcionar casa para habitação social, quem ganha um, dois, três, quatro, cinco salários poder realizar o sonho da casa própria. Então, hoje, nós estamos dando um grande passo, são mil unidades habitacionais.

Mil unidades. É uma… Para gerar cinco pessoas cada família, é uma cidade aí, de cinco mil pessoas. Unindo os esforços da prefeitura de Osasco, do governo federal, através do Minha Casa, Minha Vida, e do governo do Estado. Nós estamos colocando até R$ 20 mil por unidade, e a nossa parte não é empréstimo, nossa parte é a fundo perdido, não precisa pagar. É subsídio. É para ajudar a viabilizar o empreendimento. E ele será feito pelo setor privado, e queremos o mais rápido possível. Quantos meses você acha, Penido, que dá para… Em 15 meses é possível estar pronto, os apartamentos estarem aí prontos. Então uma grande conquista, mil famílias realizando o sonho da casa própria, apartamento novinho, novinho, com escritura, documento, condomínio, infraestrutura, segurança, moradia segura. Então é uma grande conquista. Nós vamos também fazer aqui do lado do Rodoanel o Parque Tizo, que envolve parte de Osasco, Cotia e São Paulo, é maior que o Ibirapuera. Vamos começar em 30 dias, um grande parque para a região. E o Rodoanel Norte, devemos começar a obra na semana que vem. Então hoje, para ir de Osasco até o aeroporto de Cumbica dá quanto tempo no horário do rush? Duas horas. Vocês irão em 20 minutos. Estamos investindo bastante na Linha 8, a Linha 8 da CPTM toda terá trem novo, zero quilômetro, com ar condicionado. Estação com acessibilidade, ampliada, modernizada, com escadas rolantes. E o programa também do bilhete, o cartão BOM, já entraram sexta-feira, ontem, mais quatro estações da Linha 8: Santa Terezinha, Antônio João, Quitaúna e General Miguel Costa.

Então nós vamos fazer um cartão só, para facilitar a vida da população na região metropolitana de São Paulo. Temos também 480 apartamentos em obras aqui em Osasco, ficam prontos ainda esse ano, até dezembro, e equacionados aí, 200, para a área do Ribeirão Vermelho, que também estão programados, e nós vamos verificar aqui, o doutor Jorge Lapas falou, sobre o Areião, também outro programa habitacional. Vamos acelerar aí… Houve um problema com a empresa, nós vamos retomar as obras do fórum, uma obra muito importante aqui, para a cidade, e o município também entrou no programa “Amigo do Idoso”, nós vamos ter aqui o centro-dia, e também o programa “Creche Escola”.

Começou a funcionar dia 25, já no shopping União, a nova Ciretran. Ciretran no novo modelo, no modelo Poupatempo aqui em Osasco. E também queria dizer o seguinte, nós estamos fazendo uma… A primeira causa de doença e de morte, de maior mortalidade no mundo inteiro, no Brasil não é diferente, é coração e grandes vasos. Essa é a principal causa. Que dá para a gente reduzir muito com bons hábitos, né, e com uma boa assistência à saúde, ginástica, caminhadas, alimentação correta, perder um pouquinho de peso, controlar a pressão, diabetes, enfim. E nós temos os melhores serviços na área da cardiologia. A segunda causa, e que vai crescendo, é câncer, porque ela é uma doença ligada à idade. Quanto maior a expectativa de vida, maior a incidência, mas a boa notícia é que é uma doença curável. Então nós temos em São Paulo o hospital mais bem avaliado do SUS do Brasil, que é o Icesp, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, o mais bem avaliado do País. Então o que nós estamos fazendo? Nós estamos criando uma rede chamada Rede Paulista de Combate ao Câncer, e pegar o protocolo do Icesp, o protocolo do Icesp e levar a outras regiões do Estado, ser descentralizado. Então nós queremos, em cada região, o serviço completo. Então no caso aqui da região oeste da Grande São Paulo, centralizada em Osasco, a gente ter o protocolo do Icesp com cirurgia, químio e radioterapia, o serviço completo. Então nós estamos, o governo do Estado, adquirindo, para ganhar tempo, porque se for fazer projeto, construir prédio, leva dois anos, três anos. Nós estamos adquirindo aqui um prédio praticamente pronto, para termos aqui a descentralização do Icesp. Aí nós teremos aqui o serviço completo: cirurgia, químio e radioterapia, tudo de graça e com alto padrão de qualidade.

Quero deixar um grande abraço para vocês. Eu sei que o horário não era um horário adequado, né, mas nós estamos vindo de Jandira. Lá em Jandira inauguramos a primeira Etec lá da cidade, e estamos duplicando a avenida João de Góes na entrada da cidade, que tem acesso ao Parque Industrial. Depois fomos a Carapicuíba, lá no parque, ficou bonito, lá, o Parque Gabriel Chucre, estivemos lá com o Sergião, e lá são 816 habitações neste modelo. E lá nós vamos resolver o problema da área da Savoy e também da Cava, lá, 816. E aqui, a maior, são mil unidades, uma luta da comunidade, da população, uma luta antiga, e que a gente fica muito feliz de poder ter os instrumentos para poder trabalhar e buscar a melhor solução, que é moradia nova, segura, para quem precisa ter casa própria, feita aqui em Osasco. Aliás, perto até do local, né, fica a um quilômetro, mais ou menos? Quer dizer, fica perto, inclusive, lá do local. Mas com tranquilidade e segurança para a população. Queria agradecer aqui aos nossos deputados, que na Assembleia têm nos ajudado muito, o Celso Giglio, que preside a Associação Paulista de Municípios, também, do Estado.

Cumprimentar… Agradecer ao Marcos Martins, ao Gilmaci por estar aqui conosco. Ao Osvaldo Vergínio. Nós temos um slogan comum, eu e o Osvaldo Vergínio, que é dos carecas que elas gostam mais, né? Cumprimentar aqui os vereadores, o presidente da Câmara, toda a comunidade, o André. Saudar aqui o Penido, o Reinaldo Iapequino. Agradecer ao prefeito Jorge Lapas. Nós temos entabuladas aí outras boas parcerias aqui para a comunidade. Mas especialmente trazer um grande abraço para vocês, que a casa nova traga muita alegria para a família, para a comunidade. E é um dia de grande conquista aqui… Eu gostei desse nome, viu, Raio de Sol, não é isso?
Raio de Luz. Raio de Luz. Olha que nome… Que nome iluminado. Foi um raio de luz na vida de todos aí, para melhorar a comunidade. Parabéns Osasco!