Alckmin anuncia a construção de 20 mil moradias no Centro de São Paulo por meio de Parcerias Público-Privadas

São Paulo, 28 de fevereiro de 2013

qui, 28/02/2013 - 16h36 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todas e a todos! Estimado vice-governador do Estado de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, presidente do Conselho Gestor das PPPs, prefeito da capital, Fernando Haddad, secretários de Estado; da Habitação, deputado Silvio Torres, do Esporte, dr. Auricchio, deputado estadual Ramalho da Construção, secretários municipais da Habitação, José Floriano Marques Neto, do Desenvolvimento Urbano, Fernando de Mello Franco, vereadores aqui da capital, Mário Covas Neto, Floriano Pesaro, Aurélio Nomura, Ari Friedenbach, Gilson Barreto, Edmilson Chaves, dr. Antônio Carlos do Amaral Filho, presidente da CDHU, dr. Luiz Carlos Antunes Corrêa, presidente da COHAB, Reinaldo Iapequino, subsecretário da Casa Paulista, Romeu Chap Chap, presidente do Conselho Consultivo do Secovi. Quero também aqui saudar o João Cláudio Robusti, vice-presidente do SindusCon, José Armênio de Brito Cruz, presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Marco Antônio Ramos de Almeida, presidente da Associação Viva o Centro, Lúcio Mamede, da União dos Movimentos de Moradia, Rosalvo Salgueiro, Movimento Popular, Sidnei Pita, da União dos Movimentos de Moradia do Interior e Grande São Paulo, representantes das associações, sindicatos, movimentos de moradia, amigas e amigos.

É um dia de grande alegria, um grande passo que nós estamos dando. O primeiro passo de uma sequência grande aí de trabalho. A primeira PPP do país, de habitação de interesse social. Das 20.221 moradias que vão ser construídas, mais de 12 mil são para famílias com menos de cinco salários. Habitações de interesse social para o trabalhador, trabalhador aqui do centro ficar perto do seu local de trabalho, quem não tem casa poder adquirir a sua casa. E a maior… A primeira PPP de habitação de interesse social, o maior programa de requalificação urbana com inclusão social, com a participação dos três níveis de governo: Município, Estado e União, da iniciativa privada, que tem habitação de interesse social, tem de outras rendas, tem comércio, tem serviços e tem equipamentos.

É um programa completo, não é só fazer o predinho, mas é o programa que você tem habitações de famílias de menor renda, com grande subsídio para que elas possam ter acesso à casa própria, habitações de renda mais alta, comércio, serviços, equipamentos, então um grande programa. E a maior intervenção no sentido de voltarmos a ter as famílias morando aqui no centro. O fato dessa região toda aqui ser… Trazermos aqui mais de 20 mil moradias e com toda a infraestrutura: tem metrô do lado, trem do lado, hospital, escola, telefonia, gás e emprego, que é o mais importante. Então um grande programa e nós temos aqui o roteiro: audiência pública no dia 13 de março, consulta pública 30 dias após a audiência pública, publicação do edital: maio. Se correr tudo bem, contratação: outubro.

Nós já estávamos conversando aqui com a prefeitura para a gente já ir adiantando algumas desapropriações, porque daí a gente já pode ganhar tempo na construção das novas unidades habitacionais. É um programa de R$ 4,6 bilhões, muito emprego. O Ramalho, que é do Sindicato dos Trabalhadores da Construção, cada apartamento dois, três empregos, não é isso? Três empregos. Nós estamos falando aqui de mais de 60 mil empregos que vão ser gerados. E moradia para os trabalhadores. Aproveitar os equipamentos públicos, a infraestrutura de revitalizar toda a região. Quero aqui agradecer ao dr. Afif, que preside o Conselho Gestor das PPPs. Aliás, acabamos de lançar uma outra PPP agora, nesse mês de fevereiro, que foi a Linha 6 do Metrô. Aliás, é a primeira PPP integral. Porque a outra que nós fizemos em 2004, a Linha 4 do Metrô, ela foi só de material rodante, sinalização e operação. Essa da Linha 6 é desde a desapropriação até o metrô rodando, é completa. Então um trabalho bonito esse das Parcerias Público-Privadas. Me faz lembrar até o tempo áureo do Peixe: Pagão, Pelé e Pepe, a maior PPP da história!

Agradecer ao Silvio torres, nosso secretário da Habitação, fazendo aí um belo trabalho, sua equipe toda, o Iapequino, a Casa Paulista, o Amaral, todo o time, o Penido. Agradecer ao secretário Municipal Floriano Azevedo Marques. Agradecer aqui aos vereadores, secretários, deputados. Dizer aqui à comunidade do nosso empenho pela moradia. Eu acho que a moradia é o grande sonho. Diz que na vida a gente vive de sonho: quando é criança sonha com sorvete, com brinquedo… Eu vejo a netinha lá com boneca, ursinho, depois sonha com a namorada, sonha com o namorado e com os filhos, netos. E o sonho da família é ter uma casa, você ter um teto. E se ainda tiver um teto e ainda tiver emprego, quer dizer, é o mais importante para você fazer esse bom casamento. Agradecer ao prefeito da capital, Fernando Haddad. Conte conosco para a gente somar aí todos os esforços em benefício da nossa população! Estamos hoje dando aqui um grande passo, que eu tenho certeza, vai trazer muitos benefícios para a população de São Paulo. Muito obrigado!