Adesão ao Programa Bolsa Atleta

O evento aconteceu na sede do Esporte Clube Pinheiros, zona oeste de SP

seg, 17/11/2008 - 20h31 | Do Portal do Governo

O governador José Serra participou nesta segunda-feira, 17, da cerimônia de assinatura do termo de adesão ao Programa Bolsa Atleta, do governo federal. O evento aconteceu na sede do Esporte Clube Pinheiros, na zona oeste da capital. Na ocasião, Serra fez o seguinte pronunciamento.

Governador: Queria saudar o presidente Luís Inácio Lula da Silva. Dona Marisa Letícia. A ministra Dilma Rousseff, em cujo nome eu cumprimento todos os ministros presentes e o Orlando Silva, nosso ministro de Esportes. É muita gente aqui para cumprimentar, mas queria que todos se dessem por aludidos.

Queria, na verdade, parabenizar o Governo Federal e o ministro Orlando Silva, porque ele não idealizou esse programa, mas conseguiu triplicar os recursos aplicados no Bolsa-Atleta, o que é uma coisa muito significativa.

É tão importante o Bolsa Atleta que nós decidimos aqui em São Paulo, depois do Governo Federal, criar também um programa estadual, para complementar esse programa nacional. Tem uma boa idéia, por que não copiar? E um programa adaptado aqui para o Estado que vai poder estender o benefício a alguns que não conseguiriam pelos critérios do programa nacional.

Em São Paulo, nós criamos também, presidente, uma multiplicação – não foi propriamente uma criação – dos centros de excelência de esportes olímpicos. Antes, só tínhamos um, aqui no Parque do Ibirapuera. Estamos criando mais quatro no Interior. São centros de excelência onde os atletas com condições olímpicas podem fazer o seu treinamento, têm todas as condições para isso.

Nesta semana, curiosamente, eu estive em Piracicaba para abrir os Jogos Abertos do Interior, que estão em pleno andamento. Marisa, são 17,6 mil atletas do Estado inteiro reunidos nesta semana em Piracicaba.

Na verdade, a Hortência sabe. Os Jogos Abertos do Interior são uma espécie de celeiro de campeões olímpicos, e com gasto relativamente moderado. Eu, para mim, tenho que a atividade do esporte, do ponto de vista governamental, é das que custa menos e das que tem um efeito maior.

No caso do nosso Estado, temos também outro orgulho, que é a nossa importância nos esportes paraolímpicos. Mais de metade das medalhas ganhas em Pequim, nos Jogos Paraolímpicos, foram de paulistas, que tinham ¼ da delegação. Falou aqui um dos representantes do esporte paraolímpico na área do futebol, e isso mostra que a atividade esportiva não está restrita aos participantes tradicionais, mas também aos não-tradicionais. Pessoas que têm algum tipo de deficiência, ou mesmo pessoas de mais idade. Por isso é que nós fizemos também os Jogos Regionais da Terceira Idade, esportivos, em todo o Interior de São Paulo.

E aqui na Capital, acabou de haver a Virada Esportiva, que nós tínhamos idealizado ainda na minha gestão na Prefeitura, que coube ao Gilberto Kassab e ao Walter Feldman – cadê o Feldman, ele está aqui?  – e ao Walter Feldman materializar e que juntou, nesse fim de semana, cerca de dois milhões de pessoas aqui em toda a Capital, o que mostra o potencial desse nosso esporte.

Eu queria dizer ao presidente e ao ministro que o Governo Federal está dando a sua contribuição muito importante para que não apenas mantenhamos esse pique, mas que multipliquemos esse pique daqui em diante. E o fato de que o lançamento como o de hoje seja feito aqui no Pinheiros é um bom agouro – eu creio – para que essas iniciativas possam formar mais e mais campões.

Muito obrigado.