Coronavírus Sem Fake nº 7: Mensagem inverídica, situação do HC e mudanças na PM

Equipe técnica da Secretaria da Saúde esclarece informações falsas divulgadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagem

sex, 10/04/2020 - 10h15 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado da Saúde e da Comunicação, tem atuado também no combate à desinformação sobre o novo coronavírus. A fim de orientar a população sobre quais ações adotar no dia a dia, Governo tem usado seus canais oficiais de comunicação para divulgar informações corretas e para desmentir notícias falsas a respeito do novo coronavírus e da Covid-19, nome da doença causada por ele.

Veja também
Coronavírus Sem Fake: Veja outras checagens já feitas
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Saiba como identificar notícias falsas sobre o novo coronavírus
Telegram: Entre no grupo e receba informações oficiais

Abaixo, veja mais três informações verificadas pela equipe técnica da Secretaria da Saúde.

1. Perfil distorce informações sobre pandemia

São inverídicas as informações disseminadas por perfil de uma mulher no Facebook sobre o novo coronavírus que questiona a gravidade da pandemia no Brasil. As ações de enfrentamento à doença são embasadas no monitoramento dos caos e em critérios técnicos, por meio do Centro de Contingência de Coronavírus de São Paulo.

As ações são diariamente explicitadas pelo Governo do Estado. Os casos da doença e de óbitos registrados no Estado de São Paulo estão disponíveis neste link. e são atualizados diariamente.

A pessoa que aparece nas imagens não faz parte do corpo de colaboradores do Hospital Estadual Padre Bento, citado no víde. Também são inverídicas as informações sobre a unidade, que tem leitos reservados de COVID-19 e acolhe pacientes com sintomas que precisarem de internação.

2. É falsa mensagem sobre situação do Hospital das Clínicas de SP

Circulou nas redes sociais uma mensagem que questiona a existência da pandemia no Brasil, acompanhada de uma foto de um hospital vazio, dizendo que o HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) está sem pacientes diagnosticados da doença.

Além de usar informações equivocadas a respeito da pandemia, o conteúdo da mensagem é falso. Até 7 de abril, cerca de 250 pacientes estavam em atendimento na unidade em decorrência da COVID-19. A imagem usada para ilustrar a mensagem também não é do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Os casos de doença registrados no Estado de São Paulo estão disponíveis neste link.

3. É falso áudio sobre saída de comandante geral da PM

É falso áudio que fala sobre mudanças no quadro de comando da Polícia Militar de São Paulo. Por meio de nota, a Polícia Militar repudiou e lamentou a falta de responsabilidade de algumas pessoas ao criarem notícias falsas num momento de grave crise na saúde pública.

“Esclarecemos que o comandante geral, Coronel Fernando Alencar Medeiros, está liderando a instituição numa das missões mais importantes da história contemporânea de nossa sociedade, trabalhando de forma incansável e dedicada, com grande foco na saúde e no bem-estar de nossos policiais e dos cidadãos”, diz o texto.