Professores e servidores da Educação recebem bônus nesta quinta

Cerca de 200 mil funcionários de escolas que avançaram, atingiram ou superaram metas estabelecidas pelo Idesp têm direito à gratificação

qui, 20/04/2017 - 15h47 | Do Portal do Governo

DownloadDiogo Moreira/A2img
Servidores da Secretaria da Educação vão receber bônus por mérito em abril

Servidores da Secretaria da Educação do Estado receberam bonificação por mérito do Governo de São Paulo nesta quinta-feira (20). Quase R$ 290 milhões serão destinados a cerca de 200 mil profissionais, incluindo professores, diretores, agentes de organização e equipes técnicas das escolas e órgãos centrais.

O cálculo do bônus é feito a partir das notas do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo), e também é levado em conta se a unidade avançou, atingiu ou superou a meta estipulada para o período.

Os servidores precisam ainda ter trabalhado, no mínimo, em dois terços do ano letivo – no caso de faltas, haverá desconto proporcional. São permitidas por lei apenas ausências decorrentes de licença-maternidade/paternidade, adoção e férias.

Assim como em 2016, o valor do benefício que cada profissional receberá é proporcional a 0,07 salário extra (desde que esteja em escola que atingiu sua meta), ou seja, 7% do salário médio mensal, que deve ser multiplicado por 12 meses do ano. Já o profissional que trabalha em escola que superou a meta poderá receber até 1 salário mensal.

Além dos professores, que receberão o bônus de acordo com o resultado do nível de ensino que atuam, são contemplados diretores, supervisores, professores-coordenadores, agentes de organização escolar, agentes de serviços escolares, assistentes de administração, secretários de escola e demais profissionais da Educação.

Enquanto a equipe escolar recebe conforme a média da unidade, os dirigentes de ensino e supervisores ganham pela média das escolas das respectivas regiões.

Ensino Médio avança no Idesp pelo 4º ano consecutivo
O Ensino Médio da rede estadual avançou pelo quarto ano consecutivo no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). O ciclo alcançou na medição 2,30, contra os 2,25 registrados em 2015. A pontuação é a mais alta desde 2008, quando a Secretaria adotou o indicador de qualidade da educação paulista.

O desempenho dos Anos Iniciais do Fundamental (1º ao 5º ano) também superou a marca anterior, com um ciclo de 5,40 (diferença de 0,15 ponto em relação aos 5,25 de 2015). A pontuação conquistada é a melhor dos últimos nove anos. Os Anos Finais (6º ao 9º ano), por sua vez, tiveram queda: as notas foram de 3,06 para 2,93.