Conversa com o Governador destaca Carreta Mulheres de Peito

Em três anos, 180 municípios receberam o programa que já realizou mais de 142 mil exames, entre mamografias, ultrassonografias e biópsias

sex, 20/10/2017 - 10h09 | Do Portal do Governo

O programa “Conversa com o Governador” desta sexta-feira (20) destaca a Carreta Mulheres de Peito. “O câncer de mama é o tipo de câncer que mais preocupa as mulheres. Mas hoje é uma doença curável, desde que tratada de maneira adequada. Para fazer esse diagnóstico rápido e salvar vidas, o Governo do Estado criou há três anos um programa pioneiro chamado Mulheres de Peito. Com ele, todas as mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos de idade, podem fazer a mamografia a cada dois anos gratuitamente e sem necessidade de pedido médico”, explicou o governador.

As mulheres que nasceram em anos pares fazem exame nos anos pares, de preferência no mês de aniversário. Quem nasceu em ano ímpar, faz nos anos ímpares, que é o caso de 2017. “É muito simples: basta ligar para 0800-779-0000 e agendar o exame, que é feito nos AMES, hospitais e clínicas conveniadas com a Secretaria da Saúde. São mais de 300 locais em todo o Estado”, afirmou.

Se aparecer alguma alteração, a paciente já é encaminhada para fazer exames complementares, como ultrassom, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso. Desde 2014, mais de 60 mil mamografias foram agendadas pelo 0800.

Além disso, o programa Mulheres de Peito também tem quatro unidades móveis. São quatro carretas equipadas com mamógrafo e ultrassom que circulam por todo o Estado, até os lugares mais distantes, oferecendo os exames gratuitamente e, inclusive, sem necessidade de pedido médico.

Em três anos, as unidades móveis já passaram por 180 municípios do nosso estado. Fizeram mais de 142 mil exames, entre mamografias, ultrassonografias e biópsias e encaminharam mais de 1.700 mulheres para tratamento oncológico em unidades especializadas no Estado. 

“O Estado de São Paulo tem a maior rede de combate ao câncer do país, com capacidade para realizar 4,9 milhões de atendimentos por ano. Criamos a Rede Hebe Camargo, com 76 unidades integradas de combate à doença. Com isso, conseguimos atender mais de 93% dos pacientes na sua  própria região em que eles moram”, destacou o governador.