Coletiva do governador durante visita às futuras instalações do COICC

São Paulo, 15 de janeiro de 2019.

ter, 15/01/2019 - 11h52 | Do Portal do Governo

REPÓRTER: Gabriela, do G1, governador…

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Gabi Gabi?

REPÓRTER: Isso. Eu gostaria que o senhor avaliasse a saída do Sturm, depois de tantas polêmicas em que ele se envolveu durante a sua gestão.

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Gabriela, a decisão é do prefeito, Bruno Covas. O prefeito é soberano, assim como o governador, o presidente da República. Aquele que ocupa a função executiva é o dono do cargo. Eu lamento, mas evidentemente compreendo. O André Sturm foi um bom secretário, cumpriu bem o seu papel e não faltará a ele oportunidades, seja no setor privado, seja no setor público. Ele é valoroso, não está magoado nem rancoroso, ele compreendeu essa situação. Faz parte do jogo administrativo do Poder Executivo.

REPÓRTER: Com relação ao COI, qual é o investimento? O que a prefeitura investe? O estado… Eu sei que a prefeitura já cedeu o prédio, mas precisa de algumas alterações, não é?

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Precisa. Eu vou dividir a resposta com o prefeito Orlando Morando. Nós temos, a partir agora de fevereiro, quatro meses, é a proposta para a sua implantação, de maneira que, em junho, a nossa intenção, se tudo correr bem, que ele possa estar operando, ainda que a operação é como uma ação de saúde. Ela vai por etapas, para permitir um perfeito funcionamento. É muito difícil você colocar um COI operando no momento que você liga a chave. Então você vai… A prioridade aqui é a Guarda Civil Metropolitana, na sequência, Polícia Militar, na sequência, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais serviços. Quanto a investimento, da parte da prefeitura, o prefeito Orlando Morando está levantando os custos, o maior investimento é o prédio que ele vai disponibilizar. Aqui também há um fator novo, vale a pena destacar, que é o convite para o setor privado, sobretudo da construção civil, de acabamentos e o varejo e os fabricantes de mobiliário, que poderão ajudar e contribuir. Afinal de contas, melhorando a segurança de São Bernardo, melhora também a condição de segurança para os varejistas nas ruas de varejo de São Bernardo, para os fabricantes, em relação aos seus funcionários, seus diretores e seus acionistas, e para a população como um todo. Eu tenho certeza que os setores da sociedade civil aqui vão responder ao apelo feito pelo prefeito e também pelo governador, para contribuírem. Será feito de qualquer maneira, mesmo que não contribuam. Mas é muito melhor se fizerem essa contribuição, porque nos permitirá avançar em outras iniciativas, em outros projetos. Sempre que a proposta é boa e o gestor é confiável, o setor privado responde positivamente.

REPÓRTER: Governador, quais são as próximas cidades a receber–

ORLANDO MORANDO, PREFEITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO: Colaborando só, só para colaborar, o prédio está habitado, então não é um prédio abandonado. Então, não tem problema de infiltração, não tem problema de vazamento. Nós estamos transferindo a Secretaria de Desenvolvimento Social que estava aqui para um prédio que, esse sim, estava vazio. Ontem ainda eu já vistoriei, um prédio que vai, em 30 dias, a secretaria já saiu. Nesse período, junto com a equipe do General Campos, a gente já vai vendo o modelo que eles precisam. Então não são grandes adaptações, é um prédio bom, é um prédio histórico, mas muito bem conservado. O que eu posso afirmar ao governador é que, em até 120 dias, ele vem inaugurar. Nossa meta é tentar inclusive antecipar, mas se eu não fizer em 120 vocês vão cobrar depois que eu atrasei. Então, 120 é o limite. Mas é um bom prédio, nós não estamos transferindo um prédio para o estado em más condições, tanto que hoje ele é utilizado. Então, nós vamos remover a secretaria que está aqui, que inclusive está ocioso, está muito grande para ela, até porque nós descentralizamos, e nos dá a certeza. Vocês vão ver, nós vamos fazer uma vistoria agora com o governador, é um prédio em excelente estado.

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Vamos a… Temos mais duas perguntas. Pois não?

REPÓRTER: Governador, quais são as próximas cidades? As próximas cidades a receber o COI?

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Nós vamos anunciar oportunamente. Dependerá muito sempre da decisão do prefeito. Prefeitos que tenham possibilidade de colaborar com prédios, com edificações em boas condições, como é o caso de São Bernardo, obviamente poderão saltar à frente de outros. Mas não deixaremos de olhar os municípios do Estado de São Paulo como um todo e a sua divisão regional, porque o importante numa ação tática de policiamento não é você ter Baeps e DEIC’s regionais em todas as cidades, até porque isso não é possível, mas sim um epicentro para o atendimento regional. São Bernardo do Campo será o epicentro para a região do Grande ABC, pela dimensão e pelas características, e, gradualmente, vamos avaliando outros municípios. Mas vamos avançar. Nós temos um projeto de 17 Baeps. Hoje, existem cinco, um na capital, quatro no interior ou três no interior, um no litoral, que é Santos, e vamos colocar mais 17. O primeiro desses 17 será o de São Bernardo do Campo. Ok, pessoal? Obrigado.

ORADORA NÃO IDENTIFICADA: Muito obrigada.

REPÓRTER: [ininteligível] qual a meta dela ser concluída, todos os [ininteligível]…

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Fechou. Vamos só lá ver, eu quero só mostrar uma sala…

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: … 100% este ano.

REPÓRTER: 100% este ano?

JOÃO DORIA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: 100% este ano–

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: A gente está atrasado.