Coletiva de José Serra na Feira Hospitalar 2007

A entrevista foi concedida após visita à feira nesta terça, 11, na Capital

ter, 12/06/2007 - 17h48 | Do Portal do Governo

Coletiva concedida após visita à Feira Hospitalar 2007 nesta terça-feira, 12, na Capital. Na ocasião, o governador José Serra frisou a importância da vacinação contra a rubéola em crianças de até cinco anos. A campanha começa no próximo dia 16.

José Serra – Quero aproveitar a ocasião, porque se trata de uma reunião de saúde, para falar da rubéola. Os jornais de hoje dão 46 casos neste ano; no ano passado foram 40. A doença está sob controle. Mas é muito importante que, no próximo sábado, as crianças que não tenham sido vacinadas contra a rubéola o sejam. Sábado é o dia da vacinação da poliomielite, mas é também da tríplice viral: sarampo, caxumba e rubéola. É muito importante que as crianças que não foram vacinadas pela tríplice viral o façam no próximo sábado. É importante que isso seja bem divulgado. Assim, vamos controlar, manter sob controle a rubéola no estado de São Paulo.

Repórter – E a doença está sob controle?

José Serra – Está sob controle, o número de casos está dentro do número controlado. Mas é muito importante que as crianças sejam vacinadas. O sistema de saúde está preparado para isso, a vacinação é gratuita, junto com a da poliomielite.

Repórter – Qual a importância da feira para a nossa saúde?

José Serra – Sem dúvida nenhuma, muito importante. A saúde exige prevenção, atenção primária, para evitar as doenças. Mas, ao mesmo tempo, exige tecnologia avançada, para tratar das doenças mais complexas, aquelas que chegam às cirurgias. A indústria de equipamentos no Brasil está bastante avançada, dos 1.000 produtores que se apresentam hoje aqui, cerca de 700 são produtores nacionais. É fundamental, inclusive, que todos os setores de saúde tomem conhecimento desses avanços. É muito importante não parar de progredir no caso da saúde, quanto mais equipamentos modernos tiver, melhor para a saúde de todos os brasileiros.

Repórter – Que análise o senhor faz do PAC da saúde?

José Serra – Olha, eu não conheço o plano. A Paula me dizia que o ministro Temporão falou, mas eu não conheço. Eu ainda desconheço, é muito difícil eu me manifestar. O que me parece importante é que o ministro Temporão possa vencer a batalha no Governo Federal para que o Ministério da Saúde disponha de mais recursos, porque hoje dinheiro do Bolsa Família está sendo gasto na saúde. Eu não tenho nada contra o Bolsa Família, pelo contrário, eu apóio. Mas não é uma despesa de saúde, está substituindo despesas de saúde. É preciso que o orçamento nacional melhore. E eu confio que o ministro Temporão chegue a esta meta.