Coletiva de José Serra em São João da Boa Vista

Evento aconteceu na sexta-feira, 20, na inauguração de viaduto sobre a SP-342

seg, 23/04/2007 - 16h50 | Do Portal do Governo

Evento aconteceu na sexta-feira, 20, na inauguração de viaduto sobre a SP-342

Governador, boa tarde. No início do ano nós mostramos uma reportagem, aqui pelo EPTV, sobre uma investigação do Ministério Público que apontava alterações nos Boletins de Ocorrência aqui da Regional e que isso teria provocado além da diminuição dos índices de criminalidade, também uma redução aí do número de policiais. Isso teve alguma influência na Inauguração dessa Sede? 

Serra: Não, nehuma. 

Qual foi o motivo, principal então para que essa Sede fosse Inaugurada?

Serra: Porque, nós concluímos a Sede. Ela vai aumentar muito a eficiência da atuação da Polícia, vai permitir uma integração melhor do trabalho. Hoje os PMs estavam espalhados em diversos lugares, em diversas sedes e ela representa um impulso ao trabalho policial na região. Tanto da Polícia Militar como também da Polícia Civil, pela maior integração dos serviços da própria PM.  

Então, em relação ao contingente dos policiais, vai haver um aumento, deve haver um aumento também aqui pra Região?

Serra: O próprio Prefeito que é satisfatório a disponibilidade atual, mas evidentemente sempre há crescimento por todos os lados, por que nós estamos expandindo os quadros da PM. Há cerca de 1 mês, eu participei da diplomação de mais 1.266 soldados da PM, que fizeram curso de 1 ano antes de entrar em campo. Isto é um aumento muito expressivo dentro do Estado de São Paulo, de gente muito preparada. 

Eles também perderam a Força Tática, há uma previsão aí de volta da Força Tática para cá?

Serra: Vai ser criada a Força Tática aqui, nos assegura o nosso Comandante Geral da PM. 

Governador, o Senhor esteve em Brasília discutindo a implantação de chip para o monitoramento de presos, como está o andamento disso?

Serra: Não é implantação de chip, é ter algum tipo de monitoramento eletrônico, a forma não está decidida. Eu levei o Projeto para a Câmara e para o Senado, e expliquei também para os parlamentares, mostrando a importância disso e eu espero que o Congresso logo aprove o Projeto para que ele se transforme em Lei. Nós já estamos trabalhando aqui em São Paulo para implementação na suposição de que a Lei venha a ser aprovada. Evidentemente, isso vai demorar algum tempo, por que precisa escolher a forma, fazer concorrência, precisa ter a central de monitoramento. O Importante é que seja feito, e nós já estamos começando a trabalhar nessa direção.  

Governador, qual é a avaliação que o Senhor faz no posicionamento, do Senador Tasso Jereissati, de se comprometer com o Presidente Lula a que se faça uma CPI tranqüila?

Serra: Não houve esse compromisso de CPI tranqüila. Ele foi convidado pelo Presidente da República, compareceu como senador, como Presidente do PSDB e dialogou. Isso daí é normal dentro de uma democracia entre Governo e oposição, não vai além disso.  

Governador, o Senhor também esteve reunido esta semana com o Presidente Lula. Como foi essa reunião, foi positiva?

Serra: A reunião foi para tratar das coisas do Estado de São Paulo, do aumento da capacidade de investimento de São Paulo, investimento próprio, não federal. Por que nós também temos interesses, mas esse não foi o tema e nós precisamos investir mais em São Paulo. Temos projetos de financiamento para o Mêtro, para os trens Metropolitanos e para as estradas de sinais em todo o interior de São Paulo. Para isso precisamos pegar financiamento do Banco Mundial, do BID, do BNDES. E o Tesouro Nacional tem colocado obstáculos a esta possibilidade, embora São Paulo, esteja abaixo dos tetos de endividamento, nós temos capacidade para isso. Então, eu expliquei para o Presidente da República qual é a situação e pedi o apoio para que o Estado possa tomar os créditos, para fazer investimento para o nosso desenvolvimento.

E qual é a avaliação que o Senhor faz da necessidade, da real necessidade de se fazerem essas CPIs?

Serra: Essa questão, é uma questão que já está estabelecida no Congresso.