Alckmin discursa na inauguração da ETE Sul em Santo Antônio do Aracanguá

Santo Antônio do Aracanguá, 04 de agosto de 2012.

sáb, 04/08/2012 - 15h42 | Do Portal do Governo

Governador Geraldo Alckmin: Boa tarde a todas e a todos. Saudar aqui o Edson Giriboni, nosso secretário do Estado do Saneamento e Recursos Hídricos; o Moacyr Sebastião Batista, diretor de saúde do município de Santo Antônio do Aracanguá, representando o Prefeito Luiz Donato, Alceu Segamarchi Júnior, que é o Superintendente do DAEE; Clodoaldo Pelissioni, superintendente do DER; o coronel Wilson Carlos Braz, comandante uterino aqui do CPI-10; Doutor Marcos Roberto Alves da Costa, Delegado Titular de Polícia aqui do município; Major Armando Belentani Filho, comandante do 2º. BPMI; funcionários do DAEE; amigas e amigos aqui de Santo Antônio do Aracanguá.

Dizer da alegria de nós estarmos juntos aqui na entrega de uma obra importante, que fica escondida, enterrada, mas que é muito importante. Quais são os rios aqui do município? O Tietê é o grandão. Aqui nas cidades tem Rio Lombari, Rio Macaúba e o Rio da Mata, não é isso? Então três rios que depois vão desaguar no Tietê.

O município é grande, não é? Santo Antônio do Aracanguá é maior que Araçatuba, é o município de grande extensão territorial, mais de mil e trezentos quilômetros quadrados. Pra ter uma ideia, a minha cidade natal, Pindamonhangaba, tem duzentos e oitenta quilômetros quadrados, Santo Antônio de Aracanguá, mil e trezentos quilômetros quadrados. Então têm vários rios e precisa fazer várias estações de tratamento de esgoto. Já tínhamos feito anteriormente uma estação que tratava 40% do esgoto, e hoje inauguramos as outras duas lagoas que vão tratar os outros 60%. Então são mil e cem metros de emissário, uma estação elevatória que é pra levantar o esgoto, e duas lagoas de estabilização, e mais meio quilômetro de linha de recalque, R$ 1,4 milhão. Então limpou o Rio Lambari, o da Mata e o Macaúba. E com isso vai ajudar a limpar o Rio Tietê.

Nós estamos vindo de Birigui. Lá também não tinha esgoto tratado, hoje chegou a 100% de esgoto tratado. Em Birigui é o Rio Baixote, que é o afluente também do Tietê. Então, são dez municípios que nós estamos chegando a 100% de tratamento de esgoto. O Tietê que peixe que tem? Quais os peixes que a gente pega lá no Tietê? Tucunará, tilápia, pial, pacu. Então, todo mundo gosta do peixe, não é isso? Aqui só tem torcedor do Santos Futebol Clube. Não é verdade. Mas, de peixe todo mundo gosta, não é? Quem que não gosta de um bom peixe? Então, essa é uma obra pra saúde. Santo Antônio do Aracanguá, passa a ser uma cidade 300%: 100% de água tratada; 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado, cidade 300%. E é importante ter água de qualidade. Quantos por cento do corpo humano é água? Mais de 60% do corpo humano é água. Um bebezinho, 80% é água. À medida que a gente fica mais velho vamos ficando mais enxuto. A proporção de água diminui. Então, é muito importante tomar água.

Criança põe muito a mão no chão, não põe? Então precisa coletar o esgoto e afastar o esgoto, e tratá-lo pra não poluir o rio. A gente fica muito feliz, a bacia aqui do baixo Tietê são as melhores águas do estado de São Paulo, e vai melhorar ainda mais com esse trabalho. Nós estamos indo cidade por cidade, coleta e trata esgoto, coleta e trata esgoto, e onde não é SABESP, a gente ajuda a Prefeitura, faz junto com o município, o programa chama “Água limpa”. Através desse programa faz convênio, passa o dinheiro e a Prefeitura vai executando as obras.

Queria dar a boa notícia também, SP-463, a Eliezer. Nós viemos de Araçatuba e estamos duplicando a Eliezer, lá em Araçatuba, são nove quilômetros. Depois vamos fazer o recapeamento, acostamentos e terceira faixa, até o Rio Tietê, na margem do Tietê. E agora no ano que vem, 2013, nós vamos fazer desde a margem do Tietê até o o Rio São José dos Dourados. Vai dar mais 61 quilômetros que nós vamos modernizar, recapear, ampliar com acostamentos e melhorar a SP-463.

Nós temos aqui 55 casas da CDHU, que devem ficar prontas agora no ano que vem, 55 unidades e uma escola que está sendo reformada, a Escola Lídia Perri Barbosa. Mas quero dizer da alegria de estarmos juntos aqui. Eu brincava até antes da Libertadores, deste ano, em relação ao ano passado eu disse o seguinte: o rio aqui, o Rio Macaúba, o Rio da Mata, o Rio Lambari, vamos limpar o rio, eles deságuam no Tietê. Aí, o Tietê deságua no Paraná; o Paraná se une ao Paraguai, forma a Bacia do Prata. Aí, chegava até Montevidéu onde o Santos venceu o Peñarol e foi campeão da Libertadores.  Mas foi ano passado, esse ano é do Corinthians e já não dá pra contar a história de novo.

Mas, olha, agradecer aqui ao Geriboni. Ele é o nosso secretário de Saneamento, um grande engenheiro, fazendo aí um ótimo trabalho. Agradecer a ele, ao Alceu; o Alceu dirige aqui o DAEE no estado de São Paulo; o Lupércio, responsável pelo DAEE aqui da região, aqui do Tietê. Nós assinamos aqui com a Presidenta Dilma, um e meio bilhão de investimento na hidrovia Tietê/Paraná, então nós juntamos as ponte e o comboio tem que parar e passar a barcaça por barcaça. Agora estamos fazendo 120 metros de largura no centro da ponte, então o comboio passa direto, não precisa parar, demorar uma hora e meia, uma hora e quarenta. A hidrovia vai crescer muito.

Nós hoje transportamos sete milhões de toneladas por ano, vai passar pra 14 milhões de toneladas. E vamos prolongar a hidrovia até Piracicaba, pra integrar também lá com o trem. Teremos um grande movimento também na hidrovia Tietê/Paraná. Então o rio é importante como transporte, é importante para o lazer, para o turismo, pra pesca, pra saúde das pessoas e essa beleza aqui da região.

Queria agradecer ao Moacyr que representa aqui o Prefeito Luiz Donato, a Prefeitura, cumprimentar todos vocês, dizer que é uma grande satisfação vir aqui em Santo Antônio do Aracanguá. E cumprimentá-los porque a cidade passa a ser uma das cidades 300%: 100% de água, 100% de esgoto coletado, e 100% de esgoto tratado. Parabéns a vocês.