Coral de mil vozes ensaia cantos para a vinda do papa

A celebração será no dia 11 de maio, no Aeroporto do Campo de Marte

qua, 04/04/2007 - 12h06 | Do Portal do Governo

Um coral de mil vozes está se preparando para cantar na missa que Bento XVI deve presidir em São Paulo. A celebração será no dia 11 de maio, no Aeroporto do Campo de Marte. O coral é composto por grupos de paróquias do Estado de São Paulo e de Minas Gerais. 

O repertório foi escolhido pela comissão organizadora da visita do papa. Entre as músicas estão o hino oficial da passagem de Bento XVI ao Brasil e o famoso canto pastoral Pelos prados e Campinas, uma versão cantada do salmo 22. Também haverá dois hinos em homenagem a Frei Galvão, que será canonizado na ocasião. 

Segundo o maestro Ricardo Mielli, responsável pelo coral, os membros da orquestra sinfônica do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo se reúnem semanalmente para praticar os cantos: “Os corais também já receberam as partituras e após o fim da semana santa todos passam a ensaiar juntos”, diz. 

O local de encontro dos grupos será o próprio Conservatório Dramático e Musical de São Paulo. Por enquanto eles estão ensaiando separadamente nas paróquias de origem. Para padronizar a aparência dos cantores, todos usarão camisas brancas e calças pretas. 

O maestro Ricardo Mielli participou da cerimônia de beatificação de Frei Galvão em 25 de outubro de 1998 quando também regeu um coral com mil vozes. Desde o ano passado, Ricardo já vinha conversando com a cúria diocesana para participar da visita do papa. 

Mielli começou a estudar piano aos 10 anos. Formou-se bacharel em Composição e Regência pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, do qual é o atual regente da orquestra sinfônica.  O coral será acompanhado pela organista Selma Astrino, que tocou na missa celebrada pelo papa João paulo II, no Aterro do Flamengo, em 1997, durante a sua última visita ao Brasil. 

Veja abaixo as músicas que serão tocadas na missa celebrada pelo Papa Bento XVI:

1- Pelos Prados (Salmo 22)

2- Hino de Acolhida ao Papa Bento XVI – Bento, Bendito o que vem

3- Marcha Pontifícia – C. Gounod

4- Venha todos para a ceia do Senhor

5- Kyrie,Eleison

6- Ladainha de todos os Santos

7- Reunidos nós hoje adoramos (hino a Frei Galvão)

8- Glória a Deus

9- Bendirei ao Senhor Deus em todo o Tempo

10- Aleluia

11- Creio Senhor

12- Bendito Sejas, Ó Rei

13- Oração Eucarística

14- Santo

15- Cordeiro

16- Bem-vindos à mesa do Pai

17- Vinde e Vede

18- Panis Angelicus – César Franck

19- Jesus Alegia dos Homens – J.S.Bach

20- Ave Maria – C. Gounod

21- Viva a Mãe de Desu e Nossa

22- Fruto Bendito (Hino a Frei Galvão)

Do site Oficial da Visita do Papa Bento XVI