Comissão prepara visita do papa Bento XVI ao Brasil

Reuniões são realizadas desde o início de janeiro

qua, 14/03/2007 - 18h07 | Do Portal do Governo

O papa Bento XVI desembarcará em São Paulo em 9 de maio para uma visita de cinco dias. Joseph Ratzinger participará da abertura da 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida, e de encontro com jovens no Pacaembu, na capital paulista. Ele também celebrará missa no Campo de Marte, ocasião em que canonizará Frei Galvão, e visitará a Fazenda da Esperança, em Guaratinguetá.

Desde o início de janeiro, uma comissão realiza reuniões semanais para organizar a visita. Participam dos encontros representantes da Igreja Católica, da SPTuris (órgão oficial de turismo e eventos da cidade de São Paulo), da Casa Civil, da Casa Militar (com envolvimento da Defesa Civil) e das secretarias estaduais de Segurança Pública (Polícia Militar e Polícia Civil), Saúde, Transportes (DER e Dersa para elaborarem uma operação para as estradas durante os traslados do Papa), Comunicação, Transportes Metropolitanos (Metrô e CPTM), Saneamento (Sabesp) e Turismo.

Foram escolhidos dois projetos de construção de palcos: um para o Campo de Marte e outro para o encontro dos jovens no Pacaembu. Segundo Dom Manuel Parrado Carral, administrador da Arquidiocese de São Paulo, os projetos foram aprovados também pelo Vaticano. Os detalhes para o credenciamento da imprensa nacional e internacional e das autoridades estão sendo definidos pelo Itamaraty, Polícia Federal e representantes do Vaticano.

Segundo estimativas da comissão, no Campo de Marte são esperados cerca de 1,5 milhão de fiéis. Para a missa do Pacaembu estima-se a presença de 300 mil jovens, sendo 30 mil dentro do estádio e 270 mil assistindo nas imediações.

Essa é a segunda vez que São Paulo recebe a visita de um papa. João Paulo II esteve na cidade em 1980.

(J.H.)