Pintadas e reformadas, escolas aguardam alunos nesta segunda-feira

Governo paulista investiu cerca de R$ 37 milhões no Programa Trato na Escola e contou com ajuda da comunidade

sex, 15/02/2008 - 19h11 | Do Portal do Governo

Os alunos da rede pública estadual encontrarão escolas limpas, pintadas, reformadas e com jardins bem cuidados na volta às aulas, marcada para a segunda-feira, 18. Cada uma das 5.300 escolas do Estado receberam do Governo paulista R$ 7 mil para a revitalização dos prédios durante o período de férias escolares. Além disso, a população e as empresas privadas foram convidadas a ajudar nas pequenas intervenções.

As escolas realizaram mutirões e contaram com a participação de alunos, pais e da comunidade. A Escola Estadual Maria Zilda Gamba Natel, localizada no bairro de Vila Adrade/Paraisópolis, zona sul da capital, por exemplo, teve as cortinas lavadas por mães de alunos e cerca de 15 pessoas ajudando na limpeza das paredes antes da pintura. No fim do mês de janeiro, o prédio estava todo renovado. “É muito bom quando somos aguardados. Queremos que nossos alunos se sintam assim”, diz a diretora da escola, Maria Cecília Almeida.

Já a Escola Estadual Professora Magali Alonso, no município de Praia Grande, realizou um grande mutirão, com a participação de aproximadamente 30 pessoas da comunidade, e seguiu com os trabalhos de jardinagem até fevereiro.

Amanda Silveira Souza de Oliveira, de 13 anos, participou do mutirão e, nesta última semana do Trato na Escola, ajudou na jardinagem. Ela conta que o mutirão foi muito divertido e que considera importante participar. “A escola é muito boa. Os professores são ótimos. Os alunos também têm de ser”, afirma a aluna. Na opinião de Amanda, a escola ficou muito bonita. “Os alunos vão encontrar um ambiente bom para estudar”, acredita.

Cíntia Cury

(I.P.)