SP lança calendário da comemoração do Centenário da Imigração Japonesa

Japoneses e descendentes constituem aproximadamente 4% da população paulista

qua, 13/02/2008 - 11h04 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo apresenta, nesta quarta-feira, 13 de fevereiro, o seu calendário de comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. O Estado programou cerca de 100 ações, entre projetos próprios, desenvolvidos por secretarias e órgãos, ou por meio de apoio a realizações de outras entidades.

Diversos órgãos estaduais estão envolvidos nas festividades, entre eles, as Secretarias da Agricultura; Cultura; Desenvolvimento; Educação; Esporte, Lazer e Turismo; Meio Ambiente; Relações Institucionais (Memorial da América Latina); Saúde; e Ensino Superior (USP, Unesp e Unicamp).

O centenário da imigração japonesa tem como marco a chegada do navio Kasato Maru ao Porto de Santos, no dia 18 de junho de 1908, que trouxe as primeiras 165 famílias do Japão para trabalhar nos cafezais do oeste paulista. Até 1940, cerca de 180 mil japoneses já haviam saído do país natal para trabalhar no Brasil.

Cem anos depois do início deste movimento, que tanto contribuiu para a formação da sociedade brasileira e, principalmente, da paulista, a arte, a cultura e os costumes japoneses vão invadir São Paulo.