Dekasseguis ajudam a movimentar economia paulista

A importância dos japoneses que vieram para o Brasil é inegável. Porém, a ida dos descendentes de japoneses para o Japão (os dekasseguis) também tem lugar de destaque. Atualmente, cerca […]

qua, 13/02/2008 - 11h00 | Do Portal do Governo

A importância dos japoneses que vieram para o Brasil é inegável. Porém, a ida dos descendentes de japoneses para o Japão (os dekasseguis) também tem lugar de destaque.

Atualmente, cerca de 300 mil dekasseguis estão no Japão. Dos quais, cerca de 150 mil saíram do Estado de São Paulo para trabalhar no país de origem dos pais ou avós. “Em 2005, os dekasseguis mandaram para cá US$ 1,25 bilhão. O montante é igual ou maior que investimentos internacionais anunciados por grandes empresas”, ressalta o coordenador estadual das festividades do centenário da imigração.

Grande parte dessas remessas tem como objetivo o pagamento de despesas de familiares que vivem no Brasil. Cerca de 30% do total, porém, é destinado ao investimento em pequenos negócios ou compra de imóveis. “Esse dinheiro vem para ser gasto aqui e ajuda a ativar nossa economia”, observa Andrade.