Colônia japonesa de Pindamonhangaba inaugura Tori

Símbolo dos santuários xintoístas, o portal representa a divisão entre o mundo comum e o divino

qui, 19/06/2008 - 13h32 | Do Portal do Governo

Um Tori, símbolo dos santuários xintoístas que representa a divisão entre o mundo comum e o divino, foi inaugurado nesta quinta-feira, 18, na Praça do Imigrante Japonês, em Pindamonhangaba, região do Vale do Paraíba. A inauguração do monumento faz parte das comemorações do centenário de imigração japonesa no Brasil e teve o apoio institucional do Governo do Estado.

Além do portal, representantes da colônia japonesa local plantaram cerejeiras Sakurá, cuja flor é símbolo do Japão e significa felicidade. As darão o inicio da formação do jardim oriental do espaço.

O prefeito João Ribeiro pediu ao presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira, Kiyohiko Maruyama, que sejam plantadas mudas de ipê amarelo na praça para representar a união e harmonia entre o Brasil e o Japão.

Maruyama contou que a praça foi construída num local que estava abandonado e esquecido. “Quem sabe o nosso Deus estava reservando esta área para gente. A comunidade ficou muito contente, porque a localização na entrada da cidade é bem interessante”, afirmou.

Ângela Makiko Nakabayashi, que é descendente de japoneses, se disse muito feliz e honrada com as homenagens que a Prefeitura de Pindamonhangaba está prestando aos seus conterrâneos.

Saiba o que é o Tori

Tori é um portal que existe em todos os templos japoneses. Alguns possuem mais de um, porém, o primeiro é sempre o principal. É a porta de entrada, feita de madeira, sem qualquer telhado ou muros. Os japoneses acreditam que, ao passar pelo Tori, a pessoa está entrando num ambiente sagrado e sendo imunizada. É como entrar no ambiente da natureza, onde todos que entram se sentem felizes.

Praça do Imigrante Japonês

A Praça do Imigrante Japonês está localizada em frente ao Fórum da Justiça do Trabalho no bairro Alto Cardoso, próximo a Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso.

C.C.