Cerca de 100 ações comemoram centenário

Durante todo o ano de 2008, apresença japonesa no Estado será ressaltada nas cerca de 100 ações desenvolvidas pelo Governo paulista ou que contam com a parceria estadual, envolvendo dez […]

qua, 13/02/2008 - 11h02 | Do Portal do Governo

Durante todo o ano de 2008, apresença japonesa no Estado será ressaltada nas cerca de 100 ações desenvolvidas pelo Governo paulista ou que contam com a parceria estadual, envolvendo dez secretarias: Agricultura e Abastecimento; Casa Civil; Cultura; Desenvolvimento; Educação; Ensino Superior; Esporte, Lazer e Turismo; Meio Ambiente; Relações Institucionais; e Saúde.

“Optamos pela realização de eventos que marcassem a importância do centenário para toda a sociedade. Queremos deixar marcada a gratidão de todos os que vivem em São Pauloà imigração japonesa e sua contribuição, tanto para o nosso desenvolvimento, como para a criação do ambiente cosmopolita que é a cara de São Paulo”, explica o assessor especial para assuntos internacionais, José Roberto de Andrade Filho, que coordena as ações em comemoração ao Centenário da Presença Japonesa do Estado.

Entre as ações, um dos destaques é o projeto Viva Japão, da Secretaria da Educação, que começou no ano passado. Desde março de 2007, professores e alunos da rede pública vêm aprofundando conhecimentos sobre as raízes e a trajetória do relacionamento entre brasileiros e japoneses nos últimos 100 anos. Até o momento, cerca de 400 unidades escolares aderiram ao projeto, atingindo aproximadamente 300 mil estudantes. “O curioso é que esse projeto, que é implantado a partir do pedido das escolas, foi solicitado por unidades localizadas em municípios que não contam com número expressivo de nikkeis”, destaca Andrade.

A Inclusão de crianças e jovens que retornaram do Japão às escolas públicas brasileiras, outro projeto da Secretaria da Educação, tem o objetivo de proporcionar uma melhor adaptação das crianças e jovens que, por um período, estudaram no Japão. Embora tenha sido elaborado em razão do centenário, o projeto deverá prosseguir após as comemorações. Isso porque o movimento de descendentes de japoneses que vão ao Japão e que retornam ao Brasil é constante.

Merece destaque, ainda, o Festival Itinerante de Cinema Japonês, desenvolvido pela Secretaria de Relações Institucionais. O objetivo é resgatar, digitalizar e divulgar 10 obras do acervo do Cine Niterói, que trouxe para o Brasil, a partir de 1953, filmes de produção japonesa e foi um dos principais pólos da vida cultural da Colônia. Além de produzir cópias dos filmes e disponibilizá-las para centros culturais e universidades, está prevista a produção de documentário sobre a influência do Cine Niterói nos imigrantes japoneses de São Paulo.

Também estão entre as ações a instalação de ‘escolinhas de esportes’, com a inclusão de modalidades de grande aceitação na colônia japonesa, como o beisebol, em municípios com grande concentração de nikkeis; eventos voltados ao meio ambiente; assinatura de convênios com os Museus de Imigração no Japão para troca de informações e pesquisas; ciclos de palestras sobre a cultura japonesa; apresentações de coral e dança; workshops de culinária japonesa; cursos de ikebana; oficinas de origami; festival itinerante de cinema japonês; seminários sobre a contribuição da colônia japonesa na agricultura paulista; homenagens a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado e muitas outras.

Andrade informa que as 100 ações comemorativas do Governo paulista se somam ao que vem sendo feito pela Prefeitura de São Paulo, Governo Federal e pela comunidade Nikkei (japoneses e descendentes), representada pela Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa.