USP começa Ano da França com Colóquio Internacional sobre tolerância

Evento acontece de 22 a 26 de abil no SESC Pinheiros

sex, 17/04/2009 - 14h55 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo inicia sua participação no Ano da França no Brasil integrando o “Colóquio Internacional Tolerância e Direitos Humanos: Diversidade e Paz”, que será realizado de 22 a 26 de abril no SESC Pinheiros. O evento é uma iniciativa do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância (LEI) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A importância da luta pela paz entre todas as nações e a necessidade de uma forte resistência contra as diversas formas de fanatismo e intolerância serão enfatizadas no colóquio. Durante os cinco dias de atividades, serão debatidos conflitos étnicos, religiosos e antissemitas, assim como todas as formas de discriminação.

Entre os diversos intelectuais e especialistas que vão apresentar trabalhos no encontro, destacam-se a professora do Departamento de História da FFLCH, fundadora e coordenadora do LEI e presidente do Museu da Tolerância, Anita Waingort Novinsky; o embaixador Sérgio Paulo Rouanet; o jurista Dalmo de Abreu Dallari; a presidente da Fundação Pro Dignitate, de Portugal, Maria de Jesus Barroso Soares; o psicanalista Gilberto Safra; o sociólogo Carlos Alberto Torres; e o embaixador e jurista Celso Lafer.

O “Colóquio Internacional Tolerância e Direitos Humanos: Diversidade e Paz” será transmitido on-line pelo portal “Rumo à Tolerância”, no endereço: http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/node/1724. As inscrições para participar do evento podem ser feitas no SESC Pinheiros, rua Paes Leme, 195.

Outras informações no portal do SESC ( www.sescsp.org.br ) ou pelos telefones 11 3095.9400 e 0800118220.

Da Secretaria de Ensino Superior