Palestra e recital abrem programação comemorativa na Casas das Rosas

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura oferece, a partir de amanhã, 21, dia da abertura oficial do evento no país, programação especial e gratuita […]

sex, 17/04/2009 - 14h52 | Do Portal do Governo

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura oferece, a partir de amanhã, 21, dia da abertura oficial do evento no país, programação especial e gratuita sobre a influência francesa na literatura e poesia brasileiras. A palestra Primeiras impressões francesas sobre o Brasil século XVI, às 19h, e a intervenção musical com alaúde, às 20h30, abrem a série de eventos mensais que comemoram o Ano da França no Brasil, que se encerra no dia 15 de novembro.

A professora de História (USP), Maria Terezinha Janine Ribeiro, coordenará a palestra Primeiras impressões francesas sobre o Brasil- século XVI. As duas tentativas francesas de fixação no território brasileiro – a França Antártica, em 1.555, no Rio de Janeiro, e a França Equinocial, a partir de 1.594, no Maranhão, serão temas discutidos durante o debate. Maria Terezinha abordará também as investidas de colonização e exploração do pau-brasil e a amizade da França com os índios contra os portugueses (Confederação dos Tamoios).

O músico Guilherme de Camargo apresentará um pocket recital com repertório francês – Alaúde Renascentista. Guilherme realiza concertos junto à Osesp, o Coro da Osesp, a Osusp, o Coral Paulistano, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras.

Serviço

Onde: Casa das Rosas Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Endereço: Av. Paulista, 37, Bela Vista – próximo à Estação Brigadeiro do Metrô
11 3285-6986 ou 11 3288-9447
www.poiesis.org.br/casadasrosas
Estacionamento conveniado: Al. Santos, 74
Quando: 21 de abril, a partir das 19h

Da Secretaria da Cultura