Palácios paulistas comemoram Ano da França com duas exposições

O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo integra-se às comemorações que celebram o Ano da França no Brasil. Não perca!

sex, 07/08/2009 - 17h05 | Do Portal do Governo

O Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo integra-se às comemorações que celebram, em 2009, o Ano da França no Brasil, com duas exposições.

No Palácio dos Bandeirantes, de 20 de agosto a 18 de outubro, a exposição O Nome do Brasil que busca apresentar a interação entre franceses e brasileiros, por meio de imagens e mapas que revelam as idas e vindas de franceses ao Brasil, e sua relação com os índios brasileiros, desde o século XV.

Tendo como apelido “ibirapitanga” (“ibira”, pau, e “pitanga”, vermelho), os franceses chamavam o pau-brasil de “arabutam” ou “Bois-du-Brésil”, nome este que deu origem ao nosso Brasil, à nossa história. A preciosa madeira vermelha, hoje, é objeto de reflexão sobre o nosso passado e pode ser contemplada nos jardins do Palácio dos Bandeirantes.

De 8 de agosto a 18 de outubro, no Palácio do Horto, a exposição A Arte Francesa na História dos Palácios destaca a grande influência da estética francesa na aquisição de objetos em vidro, porcelana e bronze, móveis, pinturas e esculturas para a decoração dos palácios.

Adquiridas a partir das primeiras décadas do século XX, quando era muito comum a “europeização” dos ambientes nas casas, as peças originam-se das coleções do Palácio de Campos Elíseos, de gosto marcadamente francês, e do Palácio Boa Vista, adquiridas nos anos de 1970.

A Curadora do Acervo dos Palácio do governo do Estado, Ana Cristina Carvalho, destaca que o público visitante dos dois palácios, o Bandeirantes e o Horto, poderá, por meio das duas exposições, “compartilhar a história da presença da arte francesa nos cotidianos desses espaços”.

Palácio dos Bandeirantes

Endereço : Avenida Morumbi, 4.500 – Morumbi. São Paulo – SP.
Horário de Visita : de 3ª a domingo das 10h às 17h (de hora em hora); atendimento para grupos acima de 10 pessoas por agendamento prévio. Entrada franca.
Telefone : (11) 2193-8282.