Museu da Língua Portuguesa recebe exposição sobre a língua francesa

Primeira mostra binacional do Museu promete surpresas para quem não fala e para quem domina o francês

qua, 29/04/2009 - 19h41 | Do Portal do Governo

Está prevista para ser aberta ao público, no dia 12 de maio, no Museu da Língua Portuguesa, a exposição “O Francês no Brasil em todos os sentidos”, primeira mostra binacional do Museu e também a primeira que não terá por tema uma obra literária ou autor. “Será um novo desafio que enfrentaremos com sucesso: levar ao público o diálogo entre duas culturas, não somente no universo literário e do idioma”, explica Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa.

A curadoria também será franco-brasileira: à frente do lado francês do projeto, estão Henriette Walter, lingüista, e Benoit Peeters, teórico, crítico e roteirista. Pelo Brasil, a curadoria é do poeta e doutor em francês Álvaro Faleiros, com consultoria do escritor Milton Hatoum.

A exposição será permeada pelos pontos de contato dos idiomas e culturas dos dois países, Brasil e França. A começar por um pouco das origens comuns do idioma português e francês – e suas diferenças também. O público verá, por exemplo, como palavras de origem francesa foram absorvidas e transformadas pela língua portuguesa.

Culinária, moda, ciência, dança, música e literatura também serão abordadas, pois todas essas formas de arte no Brasil carregam uma forte influência da cultura francesa. O Francês no Brasil em todos os sentidos vai apresentar, também, como a nossa cultura assimilou e transformou as influências francesas de modo que muitas delas não são mais reconhecidas.

Será uma mostra com grande aparato cenográfico, dividida em 14 espaços expositivos diferentes, separados de acordo com o tema abordado. Além de uma cenografia muito especial (onde, por exemplo, será reproduzida uma típica rua de Paris), a exposição contará com recursos audiovisuais modernos para exibição de vídeos e áudios.

“Os curadores tiveram o maior cuidado de pensar uma exposição sobre o francês para pessoas que não falam tal idioma, já que grande parte dos nossos visitantes são estudantes. Entretanto, para os visitantes que dominam o francês a mostra trará boas surpresas também”, antecipa o diretor do Museu.

Serviço

Onde: Museu da Língua Portuguesa – Praça da Luz, s/nº, Centro
11 3326-0775
Quando: A partir de 12/05. De terça a domingo, das 10 às 18hs (não abre às segundas-feiras)
Quanto: R$ 4,00 – pagamento somente em dinheiro. Aos sábados a visitação ao Museu é gratuita.