MIS e Paço das Artes comemoram Ano da França com a exposição Entre-Temps

Mostra abrange obras de 17 artistas franceses que influenciaram a videoarte internacional

qua, 15/04/2009 - 18h25 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS) e o Paço das Artes inauguram em abril, no bojo das celebrações do ano da França no Brasil, a mostra de videoarte Entre-Temps, com obras do acervo do Museu de Arte Moderna da cidade de Paris (Musée d´Art moderne de La Ville de Paris). A exposição acontece simultaneamente nos dois espaços. No MIS, a mostra será aberta ao público no próximo dia 23, às 19h30, e no Paço das Artes, dia 24, às 20h.

Entre-Temps reúne vídeos, filmes e slideshows que traçam um panorama da arte contemporânea. A mostra traz ao país 21 trabalhos de 17 artistas franceses ou radicados na França, cuja produção emergiu no início dos anos 90, com destaque para Dominique Gonzalez-Foerster, Philippe Parreno e Pierre Huygue. Onze delas estarão expostas no MIS e as outras dez, no Paço das Artes.O conjunto das obras foi recentemente adquirido pelo museu parisiense, cujo acervo conta com uma coleção expressiva de mais de trinta anos.

A exposição, com curadoria de Odile Burluraux e Angeline Scherf, aglutina artistas nascidos entre os anos 50 e 80, que influenciaram decisivamente a videoarte internacional. “A mostra traz um recorte sensível que nos deixa perceber uma coerência nos propósitos da arte contemporânea francesa e reúne um grupo de artistas consciente das práticas relacionais e das ações colaborativas entre eles”, assinala Daniela Bousso, diretora executiva do MIS e do Paço das Artes.

O recorte da mostra explora as possibilidades da mídia vídeo e atesta a aproximação entre as artes visuais e o cinema. Os trabalhos dialogam com a experimentação de linguagens e outros campos do conhecimento, como a ciência, a filosofia, e explora novos suportes e tecnologias. Os campos de investigação estão expressos em animes, na retransmissão de um jogo de futebol ou em um documentário sobre um projeto de arquitetura na zona rural tailandesa.

Entre-Temps discute questões relacionadas aos processos sociais e antropológicos decorrentes da globalização e apresenta visões subjetivas que orbitam ao redor da problemática tempo e espaço, noções de lugar, dramas públicos e pessoais. “A exposição transita com a história do mundo contemporâneo, do segundo pós-guerra aos dias de hoje”, analisa Daniela Bousso no texto de apresentação da mostra.

Serviço

Onde: MIS – Avenida Europa, 158, Jardim Europa – 11 2117 4777
Paço das Artes – Av. da Universidade, n. 1 |- Cidade Universitária – 11 3814 4832
Quando: No MIS de 24/04 a 28/06. De terça a sexta, das 12h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h.
No Paço das Artes, de 24/04 a 22/06. De terça a sexta, das 11h30 às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 12h30 às 17h30.
Quanto: R$ 4, adultos; R$ 2, estudantes; grátis aos domingos e diariamente para pessoas com mais de 65 anos

Da Secretaria da Cultura