Festival de Inverno de Campos do Jordão comemora o Ano da França

A 40ª edição do evento acontece de 4 a 26 de julho; além dos 45 espetáculos de música erudita, o Festival oferecerá 146 bolsas de estudo para jovens instrumentistas

ter, 19/05/2009 - 16h59 | Do Portal do Governo

O secretário estadual da Cultura, João Sayad, e o maestro Roberto Minczuk, diretor artístico do Festival de Inverno de Campos do Jordão, anunciaram nesta segunda-feira, 18 de maio, a programação da 40ª edição do evento. Em entrevista coletiva, realizada no Salão Nobre da Secretaria, Sayad e Minczuk falaram sobre as novidades do Festival e sobre sua importância para o ensino da música no país.

“Trata-se de um dos maiores eventos musicais da América Latina. Em seu aniversário de 40 anos, podemos dizer que ele cumpre a meta de formar músicos no país”, disse Minczuk sobre o Festival, que acontecerá entre 4 e 26 de julho, na cidade de Campos do Jordão. Paralelamente aos espetáculos de música erudita, o Festival oferecerá 146 bolsas de estudo para jovens instrumentistas.

Sayad lembrou que a Secretaria de Cultura realiza outro programa de ensino musical na região. “O Projeto Guri oferecerá 400 bolsas em Campos este ano, com o objetivo de integrar a população da cidade ao Festival”. Sayad ainda reforçou o compromisso da Secretaria com a estrutura do evento, lembrando que o projeto de construção de um novo alojamento para os bolsistas está em andamento.

Em seu pronunciamento, o secretário de Cultura também agradeceu pelo apoio do Comissariado do Ano da França no Brasil, ao lembrar que o governo francês custeou passagens de artistas e professores para participar do evento. O tema do Festival Internacional de Inverno de Campos é justamente o Ano da França no Brasil, e a programação conta com espetáculos dos pianistas Michel Dalberto e François-Frédéric Guy e do grupo de música antiga Le Poème Armonique. Além disso, diversos professores do Conservatório de Paris integrarão o corpo docente do Festival em 2009.

O maestro Minczuk destacou algumas das principais atrações do evento, que contará com as presenças de Schlomo Mintz (violino), Nelson Freire (piano) e Antonio Menezes (violoncelo). Conjuntos como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sinfônica Brasileira e a Filarmônica de Minas Gerais também participam da programação – em que também será homenageado o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos. Minczuk lembrou ainda que um livro sobre a história do Festival será lançado no encerramento do evento, em 26 de julho.

A entrevista coletiva contou ainda com as presenças de Ana Cristina Machado César, prefeita de Campos do Jordão; Jean-Martin Tidori, Adido Cultural da França no Brasil; e Luiz Carlos Cavalcanti, Diretor de Marketing do Bradesco, um dos patrocinadores do Festival.

Para acessar a programação completa e saber mais sobre o festival acesse o site oficial:
www.festivalcamposdojordao.org.br