Um olhar para o futuro: a Região Metropolitana de São José do Rio Preto

Planejamento, investimento, descentralização e participação constituem, hoje, as palavras-chave deste conceito

Marco Vinholi
Secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo

seg, 01/03/2021 - 14h35 | Do Portal do Governo

Quando, em 1996, o saudoso Governador Mario Covas criou a primeira região metropolitana do país fora das capitais estaduais, a de Santos e Baixada Santista, citou a valorização e o desenvolvimento de toda a região e dos municípios nela abrangidos como razão de ser da iniciativa. Depois disso, o Estado de SP e o Brasil avançaram na questão metropolitana, culminando com a aprovação do Estatuto da Metrópole, em 2015.

Em SP, depois da metropolização pioneira da Baixada Santista, foram criadas as Regiões Metropolitanas de Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Ribeirão Preto. Ao longo deste período, diversos projetos foram propostos almejando a implementação da RM de São José do Rio Preto, que agora se torna realidade.

O Governador João Doria criou, ao assumir em 2019, a pasta do Desenvolvimento Regional, dedicada à retomada de iniciativas, em diversas áreas, em todas as regiões do território paulista. A meta era ampliar a participação da sociedade civil, herança do saudoso Governador Franco Montoro. Mediante a descentralização advogada por Montoro, as regiões paulistas seriam empoderadas por meio de planos de desenvolvimento urbano integrado e de investimentos conjuntos dos Governos estadual e municipais, em projetos de abrangência regional.

Planejamento, investimento, descentralização e participação constituem, hoje, as palavras-chave deste conceito que irá colocar a Região Metropolitana de São José do Rio Preto na vanguarda do Estado de São Paulo.

As 35 cidades que o Estado propõe para compor a nova RM são: Adolfo, Bady Bassit, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, S. J. do Rio Preto, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.

A população dos 35 municípios poderá participar do processo de constituição da metropolização e apresentar suas sugestões até 7 de março de 2021, por meio do endereço eletrônico: audienciapublica@sdr.sp.gov.br.

Neste processo, cabe-me agora ressaltar o papel do Governador João Doria, do Vice-Governador Rodrigo Garcia, dos Deputados que ao longo dos anos participaram desta construção, Orlando Bolçone, João Paulo Rillo, Vaz de Lima, Aloysio Nunes, Sebastião Santos, Itamar Borges, Carlão Pignatari, além do Prefeito Edinho Araújo.

Que a nova metropolização possa levar a cabo o grande impulso para o desenvolvimento social e econômico de São José do Rio Preto e região que todos nós aspiramos.