Trânsito: juntos pela vida

Os últimos dados colocam luz a um imenso desafio de toda a sociedade brasileira: evitar acidentes e fatalidades

Rodrigo Garcia
Secretário de Governo e Vice-governador do Estado de São Paulo

ter, 07/01/2020 - 14h30 | Do Portal do Governo

Em 2019, foram 5,4 mil vidas perdidas nas ruas e estradas de nosso Estado e 29% das vítimas tinham menos de 29 anos. Histórias interrompidas de maneira trágica e precoce, mas que poderiam ser salvas por atitudes mais responsáveis. O mesmo Infosiga SP nos mostra que 94% dos acidentes fatais são causados por falha humana.

Os últimos dados colocam luz a um imenso desafio de toda a sociedade brasileira: evitar acidentes e fatalidades. São Paulo tem os menores índices da história recente, mas ainda há um longo caminho a percorrer e que certamente passa por educação, fiscalização, parcerias e inovação.

Os números de 2019 mostram o menor índice de fatalidades no trânsito desde 2015, início da série histórica do Infosiga SP. A diferença ultrapassa as mil mortes, fato considerável em um Estado que concentra um terço da frota e dos habilitados do país. Na proporção de óbitos por 100 mil habitantes, São Paulo tem o terceiro menor índice do Brasil.

A complexidade do tema demanda por ações estratégicas envolvendo diversos atores. O programa Respeito à Vida, lançado pelo Governador João Doria, promove iniciativas com foco na prevenção de acidentes. A maior parte das fatalidades ocorre em ruas e avenidas das nossas cidades.

Por isso, o Governo do Estado destina R$ 200 milhões em recursos para municípios que integram o Sistema Nacional de Trânsito. A verba vem das multas aplicadas pelo Detran.SP e  está disponível para 304 cidades realizarem obras de recuperação de pavimento, construção de ciclovias e melhorias de sinalização, além de ações de fiscalização e educação para o trânsito.

Em 2019, implantamos uma novidade nos dados: a identificação dos locais e características de ocorrências fatais e não fatais. São mais de 143 mil ocorrências catalogadas em um ano. O Estado de São Paulo é o primeiro a fornecer essas estatísticas com atualização mensal.

Elas já estão em uso pelos nossos órgãos. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) mapeou uma série de pontos com alta concentração de acidentes para a realização de intervenções. Para a concessão de rodovias, como foi o caso da Piracicaba-Panorama, os pontos críticos dos 1.273 km foram dissecados pelo sistema e inclusos nas obras para tornar as 12 rodovias, que passam por 62 municípios, mais seguras.

A parceria com a iniciativa privada também é importante para a construção de um trânsito mais amigo. Investir na educação e na promoção da cidadania junto com organizações sociais é alvo do próximo passo do Respeito à Vida. Gerar soluções e articular a sociedade na luta por uma causa que vale vidas.