SP + Perto do interior

“Canal Direto – SP + Perto” une Governo do Estado, Prefeitos e gestores municipais, empreendedores locais e população

Marco Vinholi
Secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo

sex, 28/01/2022 - 15h31 | Do Portal do Governo

Sonho que se sonha sozinho é só um sonho. Sonho que se sonha junto é diferente, torna-se realidade. É esta realidade que o Governo do Estado tem a grande satisfação de anunciar para Bauru e região. Entregamos à população, em 27 de janeiro, a unidade pioneira do “Canal Direto – SP + Perto”, iniciativa que é muito mais do que apenas um prédio governamental. É um novo conceito tornado visível e concreto, reunindo Governo do Estado, Prefeitos e gestores municipais, empreendedores locais e população na valorização do interior, na qualidade e agilidade de atendimento propiciados pela tecnologia atual, desburocratizando processos e cortando custos.

A instalação pioneira do “Canal Direto – SP + Perto” constitui um grande avanço para todo o interior do estado, elevando a qualidade do atendimento às Prefeituras e população das 39 cidades da região de Bauru, a primeira a receber uma unidade desta ação inovadora, que cria postos regionais de atendimento à população, aos gestores públicos e empreendedores locais.

Num futuro próximo, todas as 15 regiões do estado serão beneficiadas. Depois de Bauru, virão as unidades de Registro, no âmbito do programa Vale do Futuro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente.

O SP+Perto constitui uma das principais ações para modernização dos processos e serviços prestados às autoridades municipais, aos empreendedores e à população. Proporciona rapidez e eficiência para as Prefeituras em suas demandas e tratativas com o Executivo estadual, com atendimento ágil, eficiente e de qualidade. Oferece integração regional, com padrão de excelência para serviços públicos de diversas secretarias e órgãos estaduais. Resultará ainda em significativa economia ao ano para os cofres públicos.

A sede pioneira do programa fica no prédio do DER (Departamento de Estradas e Rodagem), na Avenida Cruzeiro do Sul, em Bauru. As obras de ampla reforma no prédio tiveram início em janeiro de 2020, com investimento total do Governo do Estado da ordem de R$ 14 milhões.

Em um único local foram instalados 20 órgãos. Apesar da crise mundial causada pela pandemia, o Governo do Estado seguiu em ritmo acelerado para cumprir as metas programadas.

Com integração regional e padrão de excelência, os municípios da região de Bauru terão agora acesso a serviços da Pasta que comando, de Desenvolvimento Regional, que terá posto da Subsecretaria de Convênios com Municípios e Entidades Não Governamentais. Além disso, as seguintes secretarias estaduais também terão representações na unidade de Bauru do SP+Perto. Agricultura e Abastecimento; postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social da Pasta de Desenvolvimento Social; Diretoria Regional de Esporte e Lazer da Secretaria de Esportes; ARTESP, DETRAN e totem de atendimento do PROCON a cargo da Secretaria de Governo.

A Secretaria de Logística e Transportes terá posto do DER; a de Habitação, escritório da CDHU; Infraestrutura e Meio Ambiente, postos avançados do DAEE e da CETESB; a Casa Militar terá escritório da Defesa Civil. Além disso, serão disponibilizadas salas médicas e de enfermagem para atendimento do IAMSPE.

Estas Pastas alugavam imóveis pela Região de Bauru, agora alocamos todos os serviços em um único espaço, cortando custos e unificando as ações. A Secretaria de Desenvolvimento Regional estima uma economia de cerca de R$ 90 milhões ao ano para os cofres públicos com a medida.

Como notei acima, todas as 15 regiões administrativas de SP serão beneficiadas com uma unidade do Programa. Em Registro, as obras de reforma e adequação do prédio, que também abrigará a sede do Vale do Futuro, iniciaram-se em julho de 2021. Em Ribeirão Preto, as obras tiveram início também em 2021. Já neste ano de 2022, a SDR deu início às obras da unidade de São José do Rio Preto, Presidente Prudente está em processo de licitação; a de Araçatuba, em cessão de área, já Itapeva e Marília em fase de elaboração de projeto.

É o Governo do Estado trabalhando firme e sério para o desenvolvimento de SP!