Semana Nacional do Trânsito, reflexão para um trânsito mais seguro

A administração pública precisa dar o primeiro passo, mas todos devem se conscientizar que a mudança de comportamento salva vidas

João Octaviano Machado Neto
Secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo

sex, 20/09/2019 - 15h59 | Do Portal do Governo

Estamos dentro da Semana Nacional do Trânsito que, até o dia 25 de setembro, terá mais de mil ações promovidas ou apoiadas pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do programa Respeito à Vida, visando a conscientização de todos por um trânsito mais seguro. As atividades estão sendo desenvolvidas em diversas cidades do Estado. Mensagens educativas também estão espalhadas em painéis eletrônicos nas rodovias paulistas e nas mídias sociais com o intuito de alertar o maior número de pessoas possível para a importância sobre o comportamento seguro em ruas e estradas.

A administração pública precisa e deve dar o primeiro passo, mas é preciso deixar claro que a construção de um projeto de segurança viária só terá sucesso com todos nós juntos com o mesmo objetivo. Todos devem se conscientizar que a mudança de comportamento salva vidas.

O Estado de São Paulo registrou nos primeiros sete meses deste ano redução no número de mortes em acidentes de trânsito na comparação ao mesmo período de 2018. Vamos ampliar os programas para a proteção à vida com a meta de reduzir ainda mais esses indicadores.

De acordo com os dados do Infosiga, sistema de dados do Governo do Estado que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes de trânsito, 94% dos acidentes fatais são causados por falha humana. As motocicletas lideram as estatísticas e correspondem a 34% dos óbitos. Outro dado preocupante é que os jovens com idade entre 18 e 29 anos correspondem a 24% das vítimas.

A solução passa por uma postura mais responsável. Se de um lado é dever do Estado dar condições de segurança viária, com ruas e estradas seguras, sinalização adequada e fiscalização correta, por outro lado, o cidadão precisa ter consciência que a atitude correta é fundamental. Mesmo com todas as condições de segurança presentes nas vias, a decisão de fazer o certo ou o errado é pessoal e sempre será assim.

Ao decidir fazer uma conversão proibida, ao escolher ultrapassar um semáforo vermelho ou ao atravessar a rua fora da faixa de pedestre, há consequências. Dirigir um carro acima da velocidade permitida na via para “ganhar uns minutinhos” ou após ter consumido bebida alcoólica coloca a vida do próprio e de outras pessoas em risco. O mesmo acontece quando se fala ao celular ao volante ou ao conduzir uma moto entre veículos em alta velocidade. São decisões tomadas de forma consciente, que podem ser evitadas e fazem a diferença quando o assunto é preservar vidas no trânsito.

Nenhuma morte no trânsito é aceitável. Sabemos que os humanos cometem erros, são frágeis e que o sistema de trânsito deve ser construído justamente para protegê-los. Com o envolvimento da sociedade nessa corrente de proteção à vida e redução de acidentes no trânsito, tenho a certeza que iremos caminhar para um trânsito mais seguro. Participe da Semana Nacional do Trânsito! A programação está no site o Respeito à Vida (www.respeitoavida.sp.gov.br).