Racionamento de água: uma história que não podemos reviver

Dentre as ações propostas, está a construção de duas barragens para armazenamento de água, em Pedreira e Amparo

Marcos Penido
Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

seg, 22/04/2019 - 14h34 | Do Portal do Governo

Assim como a Região Metropolitana de São Paulo, algumas cidades no entorno das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, também sofreram com a crise hídrica em 2014 e 2015. Foi um período com escassez de água que afetou milhares de pessoas e que ninguém deve sentir saudades.

Diante disso, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) vem trabalhando para implementar as soluções já amplamente discutidas no âmbito do Comitê de Bacias e pelos municípios, no sentido de evitar a ocorrência de outra crise hídrica.

Dentre as ações propostas, está a construção de duas barragens para armazenamento de água, em Pedreira e Amparo. Esses reservatórios vão beneficiar mais de cinco milhões de moradores em 23 cidades da região de Campinas.

Recentemente, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) retomou as obras desses importantes empreendimentos. Com investimento total de R$ 740 milhões, os dois reservatórios representam uma das últimas possibilidades para reserva de água nessas bacias hidrográficas. A empresa responsável pela obra estima contratar cerca de 700 trabalhadores, o que gerará renda e contribuirá para a economia das cidades.

Os novos lagos poderão fomentar o Ecoturismo local por meio de esportes náuticos e pesca. A entrega desses dois reservatórios está prevista para 2021.

A execução das obras foi suspensa temporariamente no mês de fevereiro para que o Departamento esclarecesse à população sobre o atendimento de todos os requisitos e medidas de segurança adotadas. O DAEE consultou também a Procuradoria Geral do Estado, que afirmou não haver impedimento legal para retomada dos trabalhos.

O projeto vem cumprindo rigorosamente todos os preceitos fixados no Plano Nacional de Segurança de Barragens, seguindo as diretrizes da Agência Nacional de Águas, que englobam as fases de elaboração de projeto, construção, operação e situações de emergência.

A implementação do reservatório é acompanhada por especialistas de diversos órgãos de controle.

Para tranquilizar a comunidade de Pedreira, o DAEE antecipará a entrega dos documentos previstos no Plano Nacional de Segurança de Barragens e apresentará até o final deste mês para toda a população.

O Governo do Estado de São Paulo está fazendo sua parte para evitar uma nova crise hídrica e conta com o apoio de toda a população para que este passado recente não se repita na região de Campinas.