Quase 35 milhões de papéis deixaram de ser impressos com inovação da Prodesp

Com o fim dos documentos impressos, São Paulo projeta economizar cerca de 75% com impressões e compra de papel

André Arruda
Diretor-Presidente da Prodesp

seg, 14/02/2022 - 19h50 | Do Portal do Governo

Desde que começamos nosso trabalho na Prodesp, a empresa de tecnologia do governo de São Paulo, um objetivo foi mirado: possibilitar que a gestão estadual, por meio de soluções tecnológicas, fosse ainda mais eficiente e com um Governo 100% digital.

Esta trajetória se iniciou pelo Programa SP Sem Papel. Três anos após sua implementação, quase 35 milhões de documentos físicos deixaram de tramitar pelas secretarias de Estado e também nas empresas de administração direta e indireta.

Além de ser um marco na história do governo estadual, o SP Sem Papel conferiu agilidade à circulação de documentos entre os órgãos e autarquias. Isto contribuiu para aprimorar o funcionamento do setor público e o atendimento ao cidadão paulista.

Com o fim dos documentos impressos, São Paulo projeta economizar cerca de 75% com impressões e compra de papel. Na Prodesp, por exemplo, em cinco anos, a estimativa é deixar de gastar mais de R$ 5 milhões, fora o custo indireto com transporte, postagem e armazenagem física. E por causa deste sucesso, o programa agora vem sendo expandido para os demais municípios paulistas.

São inúmeros impactos surgidos a partir da maior crise sanitária dos últimos 100 anos. Mas certamente um deles foi impulsionar o conceito ESG, apresentado pela Organização das Nações Unidas em 2004. O acrônimo, relacionado a fatores ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social and Governance), entre outros fatores, tem se tornado cada vez mais necessário nos universos corporativos e governamentais – sobretudo pelas necessidades impostas pela pandemia.

O conceito ESG transforma o hoje para que o futuro seja melhor. Ele refere às melhores práticas também nas relações de empresas e governos, e vem se tornando um critério de peso para reforçar valores como transparência e responsabilidade, minimizando impactos das ações no meio ambiente e atuando na construção de sociedades mais conscientes.

E o programa SP Sem Papel concentra isso tudo. Está na sua essência desburocratizar processos internos, otimizar o gerenciamento de recursos e reduzir os gastos. A solução reforça ainda a preocupação e o compromisso com a sustentabilidade pelos órgãos públicos.

Estamos em uma nova realidade. Nela, a tramitação de documentos requer níveis de segurança, sem perder agilidade e eficiência no acesso remoto em quaisquer ambientes. Seguimos propondo inovações e principalmente aprimorando esta plataforma. Tudo para que os sistemas com assinatura Prodesp proporcionem aos usuários experiências positivas, agradáveis e que estejam em consonância com um melhor futuro.