Primeira incorporação de empresas públicas do Brasil

A incorporação da Imprensa Oficial (Imesp) pela Prodesp desde já otimiza recursos públicos e concentra toda a expertise de ambas sob estrutura única

Rodrigo Garcia
Vice-governador e Secretário de Governo do Estado de São Paulo

André Arruda
Diretor-Presidente da Prodesp

ter, 10/08/2021 - 15h32 | Do Portal do Governo

Sedimentada sob um amplo programa de modernização administrativa liderado pelo Governador João Doria, a incorporação à Prodesp – empresa de Tecnologia – da centenária Imprensa Oficial (Imesp) desde já otimiza recursos públicos e melhor direciona os investimentos. Propicia resultado financeiro para o Estado, confere mais eficiência operacional e amplia o alcance institucional que ambas as empresas são capazes de promover, balizando as diretrizes de conduzir a administração pública a inovador patamar digital.

Inédita, esta junção entre duas gigantes estatais com imenso legado – responsáveis pelo Poupatempo, Bolsa do Povo e Diário Oficial do Estado – é uma ação propositiva sem precedentes na história da gestão pública entre pares federativos em nível estadual. E agora definitivamente consolidada pelo Governo do Estado de São Paulo, conforme publicações da Lei Estadual nº 17.056 e do Decreto nº 64.418, ambos em 2019.

Esta ousada decisão de aglutinar experiências das empresas concentra toda a expertise alcançada sob estrutura única. Com isto, o Governo apresenta à população uma companhia ainda mais tecnológica, multidisciplinar e facilitadora de processos, totalmente alinhada à Indústria 4.0.

É parte integrante deste planejamento desenvolver e implementar tal conceito a diferentes órgãos com ainda mais agilidade e eficiência, bem como conceder todo suporte aos cidadãos por meio de práticas inovadoras e adequadas – abarcando também as necessidades dos parceiros de ambas as companhias que agora se fundiram sob uma só.

As capacidades técnicas já consagradas foram significativamente amplificadas com a medida. Houve, com isso, redução dos custos operacionais, proporcionando ganho de velocidade em aspectos estratégicos e decisórios. Foram alocadas nesta reestruturação todas as soluções desenvolvidas pela Prodesp, envolvendo o programa Poupatempo; os consolidados serviços online e de tecnologia para as secretarias do Governo; a robustez e segurança de um dos maiores Data Centers da América Latina e a ampla capacidade de desenvolvimento tecnológico, feitos sob medida para as mais diversas e específicas necessidades.

A este elenco de soluções corporativas, acrescentamos os serviços digitais que já eram oferecidos pela Imesp: o Diário Oficial do Estado; a Certificação Digital para Pessoa Física e Jurídica; bem como soluções destinadas a entidades governamentais ou de interesse público, tais como o Assina.SP, Carimbo de Tempo, Certificado de Atributo, certificados digitais e e-SAT, Gestão Eletrônica de Documentos/GED, projetos e consultoria.

Com as melhores práticas, a nova Prodesp seguirá escrevendo ainda mais páginas na história, mirando o futuro. Extraindo inúmeras possibilidades de uso da tecnologia para propor soluções e trazer celeridade aos processos. Desde que esta gestão foi iniciada, há incessante busca para eliminar gargalos relativos à desburocratização interna e externa, otimização de recursos, redução de gastos e transparência, que resultem em facilidade às pessoas.

Para consolidar este novo momento inédito, uma nova logomarca e assinatura também foram criadas. À esquerda do nome, três esferas interconectadas são dispostas sugerindo a formação de uma seta. A iconografia evoca valores como direção, modernidade, dinamismo, força e integração. Ao colocar inteligência e conhecimento a serviço de todos, a Prodesp conecta, liga as pontas, os pontos, as pessoas, e segue em busca do amanhã para transformar o presente.

As novas cores também remetem ao universo tecnológico, o qual a empresa pertence. E assim nasce a Prodesp – sua conexão com o futuro. Uma companhia ainda mais forte, robusta, à frente do seu tempo para que todos vivam melhor o presente. Esse passo sem dúvida aumenta ainda mais a relevância da empresa de tecnologia do Governo do Estado de São Paulo.