Poupatempo: excelência em busca de novos desafios

Programa estadual atingiu seus objetivos junto à opinião pública, como demonstraram os bons resultados evidenciando sua alta aceitação

Rodrigo Garcia
Vice-governador e Secretário de Governo do Estado de São Paulo

André Arruda
Diretor-Presidente da Prodesp

sex, 30/04/2021 - 12h38 | Do Portal do Governo

Pela sétima vez seguida, a pesquisa Datafolha “O Melhor de São Paulo” – edição 2021 apontou o Poupatempo como o melhor serviço público. É um imenso reconhecimento à eficiência e qualidade dos atendimentos realizados, bem como à bem-sucedida ampliação dos serviços digitais do programa estadual gerenciado pela Prodesp – a empresa de tecnologia do Estado de S. Paulo.

Sempre adiante de seu tempo, o Poupatempo foi exitoso ao reunir em um mesmo espaço todos os serviços públicos, acabando com o desencontro por diferentes esferas. Buscar na inovação a garantia do atendimento remoto, sem esquecer do já consagrado atendimento presencial, era uma evolução natural. Os sucessivos prêmios coroam o acerto de nossa assertividade estratégica em intensificar a expansão dos serviços digitais desde o início desta gestão – sobretudo pelas rápidas soluções oferecidas em tempos de pandemia e necessidade de isolamento social.

Além de premiado e já estabelecido como extremamente necessário à população paulista, o Poupatempo tem recepcionado delegações de dezenas de países – como EUA, Alemanha e Rússia, entre outros – bem como demais entes federativos, que vêm a São Paulo para ver de perto o funcionamento do programa de atendimento ao cidadão oferecido pelo Estado de São Paulo.

E para estender a já consolidada sinergia do programa, o governo do Estado gradativamente vai incorporar cada vez mais serviços sob este padrão de excelência. Na prática, isto resultará em atendimento público de mais qualidade, de forma presencial e remota, pelo celular, por meio do Poupatempo Digital, para todos os municípios paulistas – incluindo o alcance a cidades menores. Ganha a população, com a implementação deste consagrado modelo de atendimento.

O processo já foi iniciado pelo Detran.SP. Além de expandir sua capilaridade ao concentrar maior leque de serviços prestados em um único local, a população passa a ser atendida com mais eficiência, comodidade e toda segurança. Paralelamente, o órgão estadual de trânsito também é alçado a um novo patamar em relação à digitalização dos serviços, podendo então se dedicar exclusivamente à sua atividade regulatória – e o Estado avança em mais uma etapa de integração, desburocratização e agilidade para facilitar a vida da população paulista.

Importante salientar que a premiação concedida pelo Datafolha vai ao encontro da mais recente pesquisa anual realizada pela Prodesp, que também já havia atestado nosso êxito em intensificar a oferta das soluções digitais. De acordo com este estudo encomendado pela Companhia, o programa estadual atingiu seus objetivos junto à opinião pública, como demonstraram os bons resultados evidenciando a alta aceitação da população paulista. De acordo com 97% das pessoas entrevistadas, o Poupatempo agrega qualidade aos serviços ofertados digitalmente, sendo a internet o canal preferido por 72,5% dos participantes.

Nossa pesquisa também revelou que os principais canais de entrada ao Programa aconteceram por via remota: 80,7% deles pela internet e aplicativo (72,5% e 8,2%, respectivamente). Somados aos totens de atendimento disponíveis, o volume de acessos digitais utilizados apresenta 80% de assertividade em relação à demanda.

Tais indicadores refletem o ganho proporcionado em razão dos constantes investimentos realizados pela Prodesp em inovações tecnológicas. Desde março do ano passado, quando foi decretada a pandemia, foram realizados 13,3 milhões de atendimentos pelo Poupatempo, sendo 9,7 milhões por meio dos canais digitais.

Mais desafios se apresentam para garantirmos que ainda mais serviços públicos estejam ao alcance remoto da população paulista. Até o momento, o leque de opções digitais oferecidas pelo programa chegou a marca de 130. E até 2022 a meta é chegar a 240 disponíveis na palma da mão.

O maior reconhecimento é a confiança da população. É o que nos impulsiona para chegar ainda mais longe. E nos dá a certeza de que a digitalização é a expressão máxima do que há de mais moderno e eficaz quando se fala em revolução tecnológica em serviços públicos.