Os resultados de SP fizeram bem ao Brasil

Pela projeção da Fundação Seade, a economia de São Paulo fecha o ano com o PIB crescendo 2,6%. Ou seja, vai crescer mais que o dobro do Brasil

João Doria
Governador do Estado de São Paulo

sáb, 11/01/2020 - 15h15 | Do Portal do Governo

Estabelecemos uma gestão voltada para resultados, sem interferência de ideologias, partidarismo ou radicalismo.

Os números de 2019 falam por si. Pela projeção da Fundação Seade, a economia de São Paulo fecha o ano com o PIB crescendo 2,6%. Ou seja, vai crescer mais que o dobro do Brasil. Desde o início da atual série histórica, em 2003, nunca houve tamanho descolamento entre a economia de São Paulo e a do Brasil.

Implantamos uma política de desburocratização, estímulo à iniciativa privada, ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda. Uma visão liberal, que tem princípios semelhantes aos adotados pelo ministro Paulo Guedes. A mesma aliás, praticada por Henrique Meirelles, à frente da Secretaria da Fazenda de São Paulo.

Adotamos premissas e ações que fizeram a diferença. Começando pela equipe de secretários, de inegável reconhecimento técnico e capacidade administrativa. Estabelecemos uma gestão voltada para resultados, sem interferências políticas. A responsabilidade fiscal e a busca por investimentos são pontos centrais da nossa gestão. Reduzimos secretarias, cortamos cargos e fechamos estatais.

Realizamos missões em alguns dos principais mercados e investidores do mundo: Estados Unidos, Inglaterra, Japão, China e Alemanha, atraindo investimentos e ampliando exportações nos mais diversos setores, do agro à construção.

Criamos um centro tecnológico para que São Paulo continue a ser o maior ecossistema digital da América Latina. Buscamos parcerias com o que existe de mais avançado no mundo. Assumimos a responsabilidade de preparar a economia, a infraestrutura e a mão de obra para a nova era digital. É hora de cuidar do futuro. Quem só enxerga virtudes no passado, permanece no atraso e dissociado da realidade atual e da esperança futura.

Economizamos no que era acessório para investir no que é essencial: saúde, educação, mobilidade e segurança. São Paulo fechará o ano com os melhores indicadores de segurança pública da sua história. A forte redução de homicídios faz do Estado, o mais seguro do Brasil.

Apenas nesse primeiro ano de gestão, entregamos seis novos batalhões, padrão Rota. Ampliamos de uma para dez as Delegacias da Mulher 24 horas. Fizemos o maior investimento que qualquer governo já fez, no reequipamento da polícia. Criamos a DronePol e vamos entregar 1.500 viaturas blindadas. Será a primeira polícia com automóveis blindados do Brasil.

Estamos promovendo a reestruturação do ensino, com novo calendário, reforma e ampliação das escolas de ensino integral. Contratamos mais de 3 mil professores e promovemos aperfeiçoamentos. Inauguramos 47 novas creches em 12 meses, beneficiando mais de 6 mil crianças.

Trouxemos parcerias e investimentos privados para diversos setores, como a revitalização do Museu do Ipiranga, criação do novo Museu MIS Experience, com exposição de Leonardo da Vinci. Centenas de praças e parques recuperados, reformas de delegacias e estações de trem e metrô. O metrô de São Paulo ultrapassou a marca de 100 quilômetros de extensão, conforme prometemos.

Retomamos obras paradas. O Corujão da Saúde utiliza horários vagos e atendimento estendido nos melhores hospitais e clínicas privadas para zerar a fila dos exames. Mais de 140 mil exames foram realizados.

O resultado positivo de São Paulo impressiona. E ajuda o Brasil a crescer.