O compromisso será sempre em favor da vida

Na Prodesp, o desenvolvimento de soluções em meio à maior crise sanitária global foi uma tarefa incessante ao longo de 2020

André Arruda
Diretor-Presidente da Prodesp

ter, 22/12/2020 - 11h12 | Do Portal do Governo

Tornar o Estado totalmente digital exige coragem para rever conceitos dentro da administração. Principalmente numa era em que a tecnologia está 100% presente, o poder público tem sido instado cada vez mais a buscar soluções inovadoras, mirando expandir e aprimorar os serviços prestados aos cidadãos. Na Prodesp, a empresa de tecnologia do Governo de São Paulo, o desenvolvimento de soluções em meio à maior crise sanitária global foi uma tarefa incessante ao longo de 2020.

O aplicativo Poupatempo Digital alcançou a marca de 3,8 milhões de downloads até a primeira quinzena de dezembro de 2020. Lançado em maio deste ano, o app possibilitou a milhares de pessoas acessarem diversos serviços públicos online, permitindo que paulistas usem a plataforma para agendar data e horário para concluir o atendimento presencial. Desde seu lançamento, novas funcionalidades têm sido disponibilizadas pelo aplicativo, disponível para os sistemas Android e iOS.

Atualmente, entre as mais de 110 facilidades ofertadas pelos canais digitais do Poupatempo, estão disponíveis emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta ao saldo da Nota Fiscal Paulista, licenciamento de veículos (CRLV), primeira habilitação, segunda via e renovação de CNH, consulta de pontos, transferência de veículo, IPVA 2020, serviços da CDHU, Sabesp e Educação, acesso ao Seguro Desemprego e Carteira de Trabalho, por exemplo.

Para tornar a gestão pública mais eficiente e colocar fim ao desperdício e custos desnecessários, a companhia iniciou o ano com milhões de documentos tramitados pelo SP Sem Papel. Os órgãos da administração estadual agora já ultrapassaram a marca de 10 milhões de documentos processados e tramitados de forma 100% digital, que totalizam quase 50 milhões de páginas.

Marco na história da administração pública estadual, o SP Sem Papel tem tornando o trâmite de documentos mais ágil entre as autarquias, contribuindo com a eficiência do setor público e do atendimento ao cidadão. O programa conta hoje com mais de 216 mil usuários ativos no sistema, de 70 órgãos e Secretarias do Governo de São Paulo.

Com o aplicativo “Remédio Agora”, desenvolvido para a pasta da Saúde, os pacientes podem agendar data e horário para retirar medicamentos de alto custo. Assim, pacientes só vão à farmácia quando o remédio está disponível. Se houver indisponibilidade, a pessoa é informada por meio de notificação com antecedência de 48 horas e poderá reagendar a retirada para outra ocasião.

Para a população em situação de rua, um sistema desenvolvido pela Prodesp permitiu à Secretaria de Desenvolvimento Social administrar de forma inteligente a doação das refeições por período (café da manhã, almoço e jantar) nas unidades dos restaurantes Bom Prato às pessoas cadastradas pelos municípios. Dessa forma, os riscos de contágio pelo novo coronavírus foram diminuídos, e ao mesmo tempo a tecnologia permitiu proteger a população mais fragilizada e em situação de vulnerabilidade social.

Em tempos tão desafiadores como os vividos atualmente, aliar soluções tecnológicas a praticidade e segurança e oferecer serviços ao alcance da palma da mão, sem precisar sair de casa, tem sido fundamental para auxiliar a população a cumprir as normas sanitárias. A Prodesp tem se esforçado a cada dia para disponibilizar no celular diversos atendimentos oferecidos pelo Governo, sem abrir mão da qualidade e eficiência que os usuários do Poupatempo estão acostumados a receber.

Desenvolvidas em tempo recorde em meio à maior crise sanitária global em 100 anos, a rapidez na oferta de soluções para sempre será o legado da Prodesp à população. E sobretudo atestam nossa capacidade de atuar de forma desburocratizada, com rapidez e em favor da vida de todos os paulistas. Em 2021 nosso trabalho seguirá incansável.