Na contramão da desigualdade de gênero no mercado de trabalho

O programa Poupatempo conta hoje com 62% de seu quadro de colaboradores composto por mulheres

André Arruda
Diretor-Presidente da Prodesp

seg, 08/03/2021 - 13h33 | Do Portal do Governo

A pandemia de Covid-19 tem se refletido na economia nacional e aumentado as taxas de desemprego. Nesse cenário de desalento e desigualdades, as mulheres vêm sendo as mais penalizadas, uma vez que além da falta de emprego e renda, recai muitas vezes sobre elas as responsabilidades dos cuidados domésticos e da família, a chamada jornada dupla.

De acordo com estudo recente da Fundação Seade, na Grande São Paulo, 45% das mulheres que pararam de procurar trabalho fizeram isso para cuidar da casa e dos filhos. Essa mesma pesquisa demonstrou que o desemprego também está maior entre elas: 27% das mulheres que trabalhavam em 2019 perderam o emprego em 2020. Entre os homens, essa taxa foi de 21%.

Para se manter nesse período, 24% das mulheres desempregadas fizeram “bicos” para aumentar a renda. Infelizmente, para as empreendedoras também não tem sido nada fácil. Levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontou que houve uma queda no empreendedorismo feminino: entre o 3º trimestre de 2019 e o mesmo período de 2020, 1,3 milhão de mulheres deixaram de ser donas dos próprios negócios.

Na contramão das estatísticas, o Poupatempo, gerenciado pela empresa de Tecnologia do Governo, a Prodesp, tem assumido uma postura de apoio à igualdade no ambiente de trabalho. Reconhecido pela excelência na prestação de serviços à população e seis vezes eleito o “Melhor Serviço Público de São Paulo” em pesquisa do Datafolha, o programa de atendimento ao cidadão do Governo do Estado conta hoje com 62% de seu quadro de colaboradores composto por mulheres.

De um total de 9,4 mil funcionários, 5,8 mil são do sexo feminino. À frente dos postos, no cargo de gerência, o percentual é ainda maior. As mulheres comandam atualmente 54, das 82 unidades, uma representatividade feminina de mais de 65% do total.

Com o advento da pandemia e a nova realidade, que exige de nós da administração pública medidas para garantir distanciamento social e a segurança da população que busca pelos serviços públicos, o Poupatempo inovou mais uma vez e, sem deixar a excelência e a qualidade reconhecidas do seus atendimentos, ampliou as opções de serviços online. Um salto de apenas sete para 130 opções disponíveis pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br e aplicativo Poupatempo Digital.

Na busca incessante por soluções tecnológicas, a Prodesp, responsável pela transformação digital do Estado, também mantém em seu quadro parcela relevante de mulheres em cargos de liderança e à frente de projetos inovadores na área da Tecnologia da Informação. O super app Poupatempo Digital, lançado em maio de 2020, com mais de quatro milhões de downloads, conta com a participação de mulheres em seu desenvolvimento, inclusive na liderança de equipe.

É fundamental que estejamos todos atentos ao quadro atual do mercado e nas relações de trabalho no pós-pandemia. Como gestores, devemos reforçar e ampliar ações e iniciativas em prol da participação profissional feminina. Seja no atendimento presencial, marca registrado do Poupatempo, ou na expertise da inovação tecnológica da Prodesp, com a digitalização dos serviços, a representatividade feminina é uma realidade necessária, que precisa ser seguida por diversos outros segmentos.