Municipalismo e inovação fazem diferença na vida das pessoas

Nos últimos 3 anos, mais de 3.600 convênios foram firmados e R$ 2 bilhões em recursos de infraestrutura foram repassados ou estão em andamento

Marco Vinholi
Secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo

sex, 25/03/2022 - 16h28 | Do Portal do Governo

Foram três anos de esforço e trabalho duro para lançar e implementar ações efetivas e pioneiras em prol da elevação da qualidade de vida da população, em todas as regiões e cidades de SP. Este é o cerne do livro Desenvolvimento Regional, Inovação e Municipalismo, que lançamos em 22/3, no Palácio dos Bandeirantes.

Ele destaca iniciativas de desenvolvimento regional como o “Vale do Futuro”, no Vale do Ribeira, e o “Pontal 2030”, no Pontal do Paranapanema. Registra também a luta pela redução das desigualdades regionais e a nova sistemática de divisão territorial do estado. O material jornalístico e interativo dispõe de códigos QR que direcionam ao portal da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), valoriza o funcionalismo público e aposta na comunicação pública com transparência e publicidade.

Muito foi feito ao longo do triênio 2019/21 e me sinto realizado com a publicação do livro. Ele traz um bom balanço e apresenta aos paulistas as principais ações e programas em prol da população. De fato, o livro é uma prestação de contas de tudo o que foi realizado até aqui pela gestão João Doria — em 31 de março, deixo minhas funções como Secretário para trabalhar na campanha dos candidatos de meu partido.

Também são apresentados e explicados os relevantes programas que desenvolvemos ao longo deste “triênio fabuloso”, como Parcerias Municipais, Canal Direto – SP+Perto, SP+Consórcios e Cidades Inteligentes, entre outros.

“Nosso Governo é municipalista, na linha do legado do saudoso governador Franco Montoro; somos municipalistas em planejamento e execução por respeito ao trabalho de Prefeitos e Prefeitas das 645 cidades paulistas”, aprecia dizer o Governador Doria. Neste sentido, o volume mostra como, ao priorizar o municipalismo, a inovação e o desenvolvimento regional, SP fortalece os municípios e ajuda o País a se desenvolver.

Mostra ainda, nas palavras do Vice-Governador Rodrigo Garcia, como as ações do Executivo estadual “estreitaram e intensificaram a relação com os municípios, representando integração e inovação, e comprovando que as parcerias Estado-Municípios são grandes impulsionadoras do desenvolvimento.”

Esta interação permitiu que SP agilizasse seus processos de realização de convênios, os repasses de recursos e alcançasse melhores resultados na implementação de políticas públicas. O volume de recursos disponibilizado para os Municípios no triênio abrangido pelo livro (2019 a 2021) superou as expectativas, mesmo com as restrições advindas da pandemia. Mais de 3.600 convênios foram firmados; R$ 2 bilhões em recursos de infraestrutura foram repassados ou estão em andamento para as 645 cidades paulistas.

O livro constitui, enfim, um registro histórico da gestão estadual como algo que faz diferença na vida das pessoas. Ele está disponível gratuitamente no site da SDR.