Mais de R$ 45 milhões para o Poupatempo em 2022; número de postos cresce 180%

Ao todo, são mais de 300 serviços, sendo 190 deles digitais, oferecidos pelos canais eletrônicos - portal, app e totens de autoatendimento

André Arruda
Diretor-Presidente da Prodesp

qui, 03/03/2022 - 11h13 | Do Portal do Governo

Trago boas novas: o Poupatempo segue em plena expansão. Entre investimento e custeio, a mais querida iniciativa aos olhos da opinião pública receberá do governo estadual mais de R$ 45 milhões.

O avanço beneficia ainda mais os brasileiros de São Paulo: a rede ganhará 100 novos postos em mais 100 municípios que hoje não são atendimentos pelo programa de forma física, totalizando cerca de 200 unidades em pleno funcionamento até o final deste ano. Atualmente já são 115. O crescimento é de 180%, a maior da história. Em 2019 eram apenas 70 unidades, em 65 cidades.

Responsável pela administração do Poupatempo, a Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo – vem desde o início desta gestão atuando com afinco para ampliar a oferta de serviços online à população por meio de um programa de modernização.

A medida, anunciada pelo governador João Doria no início do mandato, vem sendo conduzida com muita competência pela Secretaria de Governo, liderada pelo vice-governador Rodrigo Garcia. O objetivo é atender o cidadão que busca por facilidades e autonomia para realizar seus atendimentos de onde estiver e a qualquer hora, pelo celular ou computador.

O atual aporte se soma àquele destinado para o triênio 2019-2021, quando o Programa recebeu R$ 22,3 milhões em repasses. Naquele período houve a expansão do Poupatempo por meio unidades mais compactas, inclusive para cidades de menor porte e integradas ao Detran.SP. Tudo em parceria com os municípios.

De acordo com a pesquisa de satisfação realizada em 2021, a boa receptividade das novas unidades conta com aprovação de 97% dos usuários. Em 24 anos de existência, o programa realizou mais de 670 milhões de atendimentos em todos os canais físicos e digitais.

Atualmente, o Poupatempo conta com 58 entidades parceiras, entre órgãos estaduais e municipais, autarquias, instituições públicas e bancos. Ao todo, são mais de 300 serviços, sendo 190 deles digitais, oferecidos pelos canais eletrônicos – portal, app e totens de autoatendimento. Até o final do ano, serão 240 serviços digitais disponibilizados à população. O foco nos serviços eletrônicos possibilita ao Estado estar cada vez mais próximo das pessoas.

Com objetivos claros e planejamento, a tarefa de atingir o topo se torna bastante facilitada.  Mas o desafio constante é conseguir manter o alto nível de excelência junto à opinião pública por mais de duas décadas.  Minha gratidão e reverência a cada um dos colaboradores, sobretudo àqueles que estão conosco nesta gestão, colaborando decisivamente para manter viva esta história.