Fechamento hoje, alívio amanhã

Um bom Ano Novo em 2021 depende de medidas de restrição que tomamos hoje

Marco Vinholi
Secretário de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo

qua, 30/12/2020 - 20h35 | Do Portal do Governo

O Centro de Contingência da Covid-19, criado pelo Governo do Estado de SP no início deste ano, quando a pandemia dava seus primeiros sinais, estipulou, em 22 de dezembro, que o Executivo estadual fixasse medidas mais restritivas contra a doença, com funcionamento somente de serviços essenciais em todo o território paulista. O objetivo da medida é conter a progressão da transmissibilidade do coronavírus e mitigar a possibilidade de contágio neste momento.

Deste modo, o Governo João Doria determinou que serviços não essenciais fechassem as portas por três dias no Natal e após a passagem do ano. Alimentação, saúde e postos de combustível, por exemplo, estão autorizados a funcionar; restaurantes e bares só poderão fazer entregas a seus clientes, estando vetado o consumo presencial nos dias 1,2 e 3 de janeiro de 2021.

A maioria dos municípios paulistas entendeu o nosso apelo por maior cautela nestes dias de festas. As cidades que por qualquer razão não seguiram estes novos preceitos, que têm o propósito de interromper a alta no número de casos, internações e mortes, são notificadas e junto informamos ao Ministério Público paulista, que, como órgão autônomo e independente, toma as medidas que julgar cabíveis.

Paralelamente a isso, mantemos regularmente um diálogo constante e de alto nível com os dirigentes municipais, no sentido de explicar a razão de ser dessas medidas e oferecer o apoio do Governo do Estado, seja na fiscalização por meio da vigilância sanitária, seja na área da segurança pública. O objetivo é, sempre, conter e finalmente superar os desafios e obstáculos à saúde pública e à economia causados pela pandemia.

Das 645 cidades paulistas, a Secretaria de Desenvolvimento Regional notificou apenas duas dezenas por descumprimento das novas regras. As medidas mais restritivas estão fundamentadas em critérios técnicos e de saúde, como estabelecidas pelo Centro de Contingência. O integral cumprimento das normas é fundamental para contenção das taxas de contaminação da Covid-19 em todo o estado de São Paulo.

Vale notar que as prefeituras municipais têm a prerrogativa de fixarem maiores restrições de combate à pandemia durante as festas de fim de ano, sendo que o Estado apoia os municípios no que diz respeito a parcerias para manutenção do distanciamento social, do uso de máscaras faciais e no sentido de evitarmos a todo custo as aglomerações.

Lembramos que a quarentena e o Plano SP seguem em pleno vigor e que a conscientização da população é fundamental para a preservação de vidas. Não obstante, a fiscalização de estabelecimentos comerciais, assim como de praias e demais espaços turísticos municipais, é de responsabilidade das prefeituras.

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) segue dialogando com as prefeituras. Os decretos e ações dos municípios devem seguir em estrita observância ao Plano SP, que está ancorado em critérios técnicos. A boa saúde de todos os paulistas é neste momento a maior a preocupação do Governo do Estado.