Desenvolvendo o empreendedorismo em São Paulo

O Dia do Empreendedor, celebrado neste 5 de outubro, enseja uma oportuna e pertinente reflexão sobre a relevância do empreendedorismo para o país

Jorge Lima
Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo

qui, 05/10/2023 - 12h28 | Do Portal do Governo

No vasto e diverso cenário econômico brasileiro, o empreendedorismo desempenha papel fundamental na geração de emprego e renda, na inovação e no desenvolvimento econômico – tanto local quanto nacionalmente. E o Dia do Empreendedor, celebrado neste 5 de outubro, enseja uma oportuna e pertinente reflexão sobre a relevância do empreendedorismo para o país e que futuro esperar para o setor.

Maior orçamento estadual da federação, São Paulo abriga uma cena empresarial vibrante e diversificada e, não à toa, é tido como o centro econômico do país. Nosso estado é o lar de uma grande e variada quantidade de empresas que exercem protagonismo econômico e, de acordo o IBGE, concentra cerca de 35% das empresas formais no Brasil. Os pequenos empreendedores, em especial, têm impactado de forma significativa a nossa economia, representando a espinha dorsal das empresas em território paulista.

Levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Caged, apontou que, de janeiro a julho deste ano, as micro e pequenas empresas (MPEs) criaram quase 825,4 mil vagas de trabalho, correspondendo a aproximadamente 70% do total de empregos formais gerados no período – 1,166 milhão. Em São Paulo, dos 320 mil novos postos de trabalho abertos no período, mais de 217 mil foram em MPEs.

Apenas em julho, 79,8% dos novos postos de trabalho no país (113.828) foram abertos em micro e pequenas empresas. Em São Paulo, das 43.331 novas vagas, 33.432 foram geradas em micro e pequenos empreendimentos. Ou seja, o estado respondeu por quase um terço de todas as contratações feitas no país no mês.

Em que pesem os desafios de se empreender no Brasil, São Paulo demostra resiliência e vanguardismo, destacando-se como centro de inovação e empreendedorismo. Iniciativas do nosso estado desburocratizam o ambiente de negócios, de modo a simplificar a abertura e o funcionamento de empresas. A administração estadual também tem buscado facilitar o pagamento de dívidas de pessoas jurídicas, oferecendo mais prazo e maiores descontos.

Com um crescente ecossistema de startups, o estado tem atraído investimentos nacionais e externos. Também registra a presença de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos, como um crescente estímulo à abertura e ao crescimento dessas startups.

É verdade que o acesso ao crédito adequado tem sido uma das adversidades encontradas pelos empreendedores. Frequentemente, os obstáculos à aquisição de financiamento para capital de giro ou investimentos em projetos envolvem a ausência de garantias e o histórico de crédito insuficiente. E a dificuldade de obter recursos financeiros interfere na expansão dos negócios. Por isso, um dos grandes desafios do Estado de São Paulo é a democratização do acesso ao crédito, especialmente para os pequenos empreendedores.

Por outro lado, vemos nos atuais e potenciais empreendedores paulistas a clareza de que a inovação e a sustentabilidade serão pilares para o sucesso das empresas, à medida em que a sociedade demandar soluções mais eficientes e ambientalmente responsáveis. Sustentabilidade e descarbonização são temas que têm pautado as agendas empresariais e de governos.

Não por acaso, São Paulo tem promovido medidas que buscam a redução das emissões de carbono e o uso sustentável dos recursos naturais. E as empresas paulistas têm investido em práticas sustentáveis, como a adoção de energias renováveis, redução de resíduos e promoção da economia circular.

Neste cenário, não há dúvida sobre a continuidade do crescimento das micro, pequenas e médias empresas. E, ao que tudo indica, o futuro do empreendedorismo no mundo será moldado pela inovação, sustentabilidade, tecnologia e acesso a recursos financeiros. A capacidade de adaptação e resiliência, características intrínsecas do empreendedor, serão essenciais para o sucesso nesse ambiente em constante evolução. São Paulo quer seguir liderando esse movimento.

*Artigo publicado originalmente no site do O Globo em 05 de outubro de 2023.