Cidades Inteligentes: inovação nos municípios paulistas

Iniciativa procura unir o modelo de gestão municipalista com o dinamismo na relação com os prefeitos

Marco Vinholi
Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo

qua, 30/10/2019 - 10h00 | Do Portal do Governo

A gestão João Doria ainda não concluiu totalmente seu primeiro ano, mas resultados significativos e promissores já estão à vista de todos. Maior agilização da máquina pública, combate sem tréguas à lentidão, ao desperdício e à ineficiência, entre eles. Mas também e especialmente o lançamento de programas inovadores e impactantes, como o Cidades Inteligentes.

O maior beneficiado é a população dos 645 municípios de SP, que pode contar com melhores serviços, ações e iniciativas diversas. A Pasta que dirijo, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, procura unir o modelo de gestão municipalista do governador Doria com o dinamismo na relação com os prefeitos. A participação das Prefeituras é crucial para o nosso desenvolvimento. Fazemos uma gestão descentralizada, trabalhando em parceria com os gestores municipais, que conhecem em profundidade a realidade local.

Atendemos com rapidez e isenção a todos os municípios, sem olhar para a filiação partidária. O Governo de SP é de todos os paulistas e apoia projetos que aprimorem a qualidade de vida da população e contribuam para o fortalecimento da economia local.

É por isso que o Governo Doria lançou o programa Cidades Inteligentes. Pioneiro no País, ele se vale das novas tecnologias para mudar o jeito de governar. Seu propósito é levar produtividade e eficiência administrativa, com maior rapidez nos trâmites e processos. Em uma palavra, é a inovação chegando aos municípios paulistas.

O Cidades Inteligentes constitui o “guarda chuva” dos programas ligados à inovação, desburocratização e tecnologia que foram lançados pela Secretaria de Desenvolvimento Regional. Ela está se movimentando intensamente para estimular a ação dos municípios, tornando-os “cidades inteligentes”. O objetivo é desburocratizar as gestões, diminuir o uso de papéis para processos públicos e realizar parcerias, além de criar um processo meritocrático para o recebimento de recursos estaduais.

Três pilares compõem o programa Cidades Inteligentes. O primeiro é o “Canal Direto SP + Perto”, com 15 escritórios regionais do governo estadual em cidades estratégicas, como Bauru, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, para aumentar a efetividade dos serviços.

O segundo é o “São Paulo Sem Papel”, que estabelece um sistema totalmente digitalizado para trâmites de todos os ofícios, contratos e convênios feitos.

E, por fim, as “Parcerias ‘Municipais”, que está já estabelecendo uma nova abordagem na relação com os entes locais, com aprimoramento de desempenho mediante compartilhamento de práticas, tecnologias e pactuação de resultados em função de metas estabelecidas.

É SP investindo no desenvolvimento regional para aumentar a competitividade dos municípios, elevar a qualidade de vida de nossos habitantes e reduzir as desigualdades!