Atitudes conscientes no presente para um futuro sustentável

A tecnologia é uma ferramenta transformadora. Devemos usá-la para o bem do planeta e da sociedade

André Arruda
Diretor-Presidente da Prodesp

seg, 13/06/2022 - 12h47 | Do Portal do Governo

Fatores ambientais, sociais e de governança têm se tornado cada vez mais necessários nos ambientes corporativos e governamentais. Por isso, muito se fala do conceito ESG (Environmental, Social and Governance) para adoção de melhores práticas nas relações de empresas e governos. Transformar o hoje para que o futuro seja melhor é urgente.

É neste cenário surgido com força nos últimos anos, de adequação regulamentar governamental e de mercado, que a Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo – tem atribuído cada vez mais importância à Sustentabilidade em suas estratégias de negócio.
Para marcar a Semana do Meio Ambiente e chamar a atenção sobre a importância da preservação do nosso planeta, realizamos ação interna de conscientização e de reforço a preceitos já adotados pela Prodesp. Também promovemos debates sobre novas ações e políticas sustentáveis.

Somos uma empresa da indústria digital. Logo, nosso maior impacto recai sobre o consumo de energia. Sobretudo em razão do nosso Data Center, um dos maiores da América Latina. Nos últimos cinco anos, entretanto, adotamos uma série medidas de eficiência. Elas se refletiram em redução de 12% no consumo de energia; 11% de água; e 35% das emissões de gases do efeito estufa. E em 2021, dentro do processo de adoção da tecnologia led, destinamos para reciclagem e descarte correto de resíduos: três mil lâmpadas fluorescentes, além de 15,4 toneladas de sucata de papel branco e 9,2 toneladas de papelão.

São ações que reafirmam nossa responsabilidade ambiental. Como a certificação ISO 14001 (Gestão Ambiental), conquistada em 2010 e que quatro anos depois possibilitou sermos signatários do Pacto Global das Nações Unidas. Trata-se da maior resolução de sustentabilidade corporativa do mundo. O Pacto estabelece compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade.

Além disso, em 2022, aderimos ao Acordo Ambiental São Paulo, uma iniciativa da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo –, em que empresas públicas ou privadas se comprometem, de forma voluntária, a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa gradativamente até 2030.

As soluções desenvolvidas pela Prodesp também trazem resultados bastante significativos para os clientes. Do ponto de vista ambiental, uma das mais impactantes foi a adoção do SP Sem Papel pela administração pública estadual a partir de 2019. O programa, que visa eliminar a tramitação de impressos nas repartições públicas, já contabiliza mais de 43 milhões de documentos digitais.

Na Prodesp temos a conexão com o futuro no nosso DNA. Mas, para pensarmos em sustentabilidade a longo prazo, é necessário agir desde já. Por isso, seguiremos fortalecendo a consciência ambiental da nossa empresa, ofertando cada vez mais produtos que contribuam para melhor gestão de recursos naturais. A tecnologia é uma ferramenta transformadora. Devemos usá-la para o bem do planeta e da sociedade.