As cidades e as chuvas de verão

Aos poderes públicos municipal, estadual e federal, fica o dever de agir cada vez mais na conscientização e prevenção

Marcos Penido
Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

sex, 22/03/2019 - 10h00 | Do Portal do Governo

Na noite de domingo e madrugada de segunda-feira, 11 de março, todos os rios afluentes do rio Tamanduateí registraram chuvas acima de 100 mm. No bairro Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, e na estação localizada próxima ao Mercado Municipal de São Paulo, a rede telemétrica medidora de chuva e nível de rios do Departamento de Água e Energia Elétrica – DAEE mediram volumes de precipitação de 163,8 mm e 51 mm, respectivamente. Essa diferença na quantidade de chuvas mostra como foi concentrada o aguaceiro daquela noite.

Esse volume condensado na região com maior adensamento demográfico do país, excedeu a capacidade de escoamento do rio e seus afluentes, que transbordaram e invadiram a área urbana, causando enormes prejuízos às pessoas, empresas, animais e à própria natureza, além de vidas, que lamentavelmente, se foram. Essa tragédia poderia ser ainda pior, se não fossem os vinte e um “piscinões”, construídos ao longo do rio Tamanduateí e seus afluentes, para conter parte do volume precipitado e reduzir a velocidade das águas ao longo de seu percurso até desaguar no rio Tietê.

Embora as enchentes sejam consideradas fenômenos naturais, os cientistas creditam esses acontecimentos extremos ao aquecimento global do planeta, resultado direto da interferência humana na natureza. É um desafio constante para os meteorologistas entender e interpretar as forças que regem o meio ambiente. Muitas cidades paulistas e do Brasil sofrem com a pressão do crescimento urbano não planejado. Esse processo desorganizado gera grandes áreas de impermeabilização de solo com pavimentação de vias, calçamentos e construções. Ao aterrar as áreas de extravasamento natural dos rios e canalizar cursos d’água, as cidades aumentaram a velocidade de chegada do fluxo das águas suplantando a capacidade de drenagem dos rios.

Em 2011, após o pior desastre natural do Brasil, na Região Serrana do Rio de Janeiro, que registrou 947 mortes e 182 mm em média de precipitação, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações criou o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – Cemaden com o objetivo de prever, monitorar e atuar na mitigação de acidentes naturais.

A Defesa Civil Estadual trabalha em parceria com o Cemaden e, por meio do seu sistema de alertas, enviou a primeira mensagem de SMS para a população avisando sobre o risco de chuva intensa na região do ABC paulista. Esse serviço é uma importante ferramenta de aviso meteorológico para as autoridades locais dos municípios, mas sobretudo para a população que vive próxima de rios ou em áreas de risco.

Pequenas atitudes realizadas em casa como separar e destinar o lixo de maneira adequada além de preservar e ampliar cada metro quadrado de terra em suas residências plantando árvores é fundamental para a consolidação de uma consciência ambiental.

Para muitos especialistas, os efeitos das mudanças climáticas será o grande desafio da humanidade neste século, pois essas alterações mudam os padrões meteorológicos, o que geram um efeito amplo sobre o meio ambiente, a economia e a sociedade.

Na preservação dos nossos recursos hídricos, imprescindíveis para nossa sobrevivência, se faz necessário o envolvimento e a responsabilidade de toda a população que com pequenas ações sustentáveis podem contribuir, em muito, para fazer desse “Dia Mundial da Água”, uma data mais que especial. Aos poderes públicos municipal, estadual e federal, fica o dever de agir cada vez mais na conscientização e prevenção preparando as cidades do futuro para os desafios climáticos.

Diante destes desafios, não é momento para politizar, muito menos de ficar com os braços cruzados esperando as próximas chuvas de verão, mas sim de fazer como a água que sempre busca encontrar o seu caminho para o mar, juntar nossos esforços para construir as melhores soluções.