A tecnologia a serviço da vida

Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo do Estado, vem garantindo acesso ao Poupatempo e outros órgãos essenciais ao cidadão

André Arruda
Presidente da Prodesp

dom, 10/05/2020 - 10h30 | Do Portal do Governo

Em tempos de transformações intensas, ainda mais aceleradas pela pandemia do novo coronavírus, a tecnologia se impõe como algo essencial na vida de todas as pessoas. Para a Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo do Estado, a sociedade global está trilhando um caminho apenas para adiante, que vem mudando significativamente e em alta velocidade modelos de trabalho, relações de consumo e a prestação dos serviços públicos à população.

Mesmo com o fechamento temporário dos postos, conforme prorrogação do decreto estadual de calamidade pública, segue garantido o atendimento do Poupatempo nos canais online – com 40 atendimentos online oferecidas pelo portal e mais de 60 tipos de consultas e serviços por meio do novo aplicativo Poupatempo Digital. São opções de amparo aos 110 mil usuários diários do programa.

Os canais digitais do Procon-SP, portal e aplicativo, seguem registrando denúncias dos paulistas sobre casos de preços abusivos em farmácias, supermercados e distribuidoras de botijões de gás, com orientações e atendimento remoto para intermediação de conflitos.

Expandimos o site da Delegacia Eletrônica. Quem precisar do serviço pode recorrer remotamente a ocorrências como roubo ou furto a residência; a estabelecimento comercial; carga; crimes contra o consumidor; ameaça e estelionato, entre outros.

O aplicativo Remédio Agora eliminou aglomerações nas farmácias públicas, com agendamento de data e horário para retirada de medicamentos de alto custo. É mais autonomia e rapidez ao processo, redução do tempo de espera na fila das farmácias e proteção à população que está no grupo de risco, as mais vulneráveis neste atual momento.

Para a máquina estadual trabalhar em meio à pandemia, foram implementadas soluções inovadoras para que os servidores em Home Office tenham acesso remoto ao ambiente de teletrabalho.

Há aumento no uso de chats por meio da plataforma da Companhia. Em dois meses de quarentena já foram mais de 4,5 milhão de interações entre as equipes de trabalho, incluindo mensagens, chamadas de voz e videoconferências. As ferramentas atendem 85 órgãos do Governo e beneficiam secretarias que realizam serviços essenciais, como a Saúde, Educação, Segurança Pública e a de Governo.

Com o programa SP Sem Papel eliminamos a tramitação de impressos nas repartições públicas, circulando mais de 4 milhões de documentos eletrônicos em todas as secretarias estaduais, conferindo ainda mais transparência.

Todas estas soluções oferecidas pela Prodesp contribuem para manutenção e bom funcionamento da administração estadual, mesmo de forma remota, nestes tempos desafiadores, impostos de maneira avassaladora, e contribuem para que todos fiquem em casa.