A importância da tecnologia para as políticas públicas

Na Semana Nacional do Trânsito, são diversas as atitudes prioritárias do Governo paulista relativas ao tema

André Arruda
Diretor-Presidente da Prodesp

ter, 22/09/2020 - 16h15 | Do Portal do Governo

Nesta era das sociedades interconectadas, a boa gestão de dados se tornou valioso ativo para auxiliar gestores a melhorar a vida das pessoas. Neste contexto, as soluções tecnológicas são cada vez mais relevantes e estrategicamente fornecem subsídios, organizam dados e direcionam rumos demandados pelas políticas públicas para a proteção de vidas, aperfeiçoamento da mobilidade e para os parâmetros de segurança no trânsito.

Pegando carona nos pertinentes debates que estão ocorrendo nesta Semana Nacional do Trânsito, são diversas as atitudes prioritárias do governo paulista relativas ao tema. Muitas delas criadas ou apoiadas tecnicamente a partir de inovações desenvolvidas pela Prodesp, a empresa de informática do Governo do Estado de São Paulo.

O Infosiga, primeiro sistema de dados do Brasil a publicar mensalmente estatísticas de acidentes e fatalidades, contou com todo apoio tecnológico e de infraestrutura da Prodesp em sua concepção. Parte integrante do Programa Respeito à Vida, ele é um projeto da Secretaria de Governo atualmente gerido pelo Detran.SP. Com a base de dados deste sistema o poder público promove campanhas de mobilização junto à sociedade civil e entidades do terceiro setor, além de convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização nas cidades.

Já o Sistema Detecta, maior Big Data de segurança da América Latina e um dos maiores em nível global, consolida, relaciona e analisa, em tempo real, registro de boletins de ocorrência policial, do 190, de identificação criminal, de pessoas desaparecidas, de veículos roubados e de Carteiras de Habilitação. Suas informações constam das bases de dados de órgãos como Polícias Civil, Militar e Detran.SP. Dotado de vídeo analítico como principal funcionalidade, o sistema opera com softwares inteligentes, capazes de identificar nas imagens das câmeras de monitoramento situações suspeitas para as quais foi previamente programado. Em setembro deste ano, a solução possibilitou uma média de 18,5 milhões de leituras por dia. E durante a semana há picos de 22 milhões de análises diárias.

Para aprimorar a fiscalização nas rodovias paulistas, a Prodesp também desenvolveu a pedido do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) o Sistema Auto de Infração Eletrônico. Por meio dele, os motoristas recebem em até sete dias o auto de infração, conferindo ao cidadão ganho em agilidade e eficiência para os casos de defesa ou até mesmo de recurso da autuação. Disponível no aplicativo DER ONLINE, o serviço é gratuito e pode ser localizado na loja oficial de aplicativos do Governo do Estado, podendo ser baixado pelos usuários dos sistemas Android e IOS, nas lojas Google Play ou Play Store.

O aplicativo DER ONLINE também possibilita aos proprietários de veículos a opção de fazer a indicação de condutores autuados nas rodovias estaduais de São Paulo pelo celular, com mais conforto, segurança e agilidade. Todas estas soluções, modernas e funcionais, contam com certificação, qualidade e segurança da Prodesp. A missão sempre é facilitar e proteger a vida das pessoas por meio novas tecnologias, ajudar a melhorar o trânsito no Estado e fazer com que o número de fatalidades seja cada vez menor.