Hospital Mário Covas faz mutirão de prematuros no Dia do Médico

Ação acontece sábado e irá avaliar e tratar possíveis seqüelas do parto precoce

sex, 17/10/2008 - 15h09 | Do Portal do Governo

O  Hospital Estadual Mário Covas de Santo André, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, comemora o Dia do Médico com muito trabalho. No sábado, 18, a unidade será palco do “2º Mutirão para Avaliação Multidisciplinar de Prematuros”, cuja finalidade é dar continuidade ao acompanhamento das crianças que nasceram prematuras a fim de prevenir e tratar adequadamente possíveis seqüelas do parto precoce.

São esperadas crianças entre seis meses e seis anos de idade, cujos pais e responsáveis foram convocados previamente pela equipe da Unidade Neonatal.

Cerca de 80 profissionais das áreas de Pediatra, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Neuropediatria, Fisioterapia, Otorrinolaringologia, Psicologia, Oftalmologia e Assistente Social estão envolvidos no mutirão. Cada criança passará por consultas em todas as especialidades.

Também será realizada triagem oftalmológica, avaliação auditiva e, se necessário, exames laboratoriais. Para descontrair o ambiente, grupo de palhaços da ONG Big Riso e voluntárias da Associação de Voluntárias para o Combate ao Câncer do ABC estarão responsáveis pela decoração dos ambulatórios e por atividades lúdicas com os pacientes.

Crianças que nascem prematuramente têm maior predisposição para dificuldades escolares e motoras. Além disso, sofrem com problemas nutricionais, afetivos e são mais suscetíveis às doenças de primeira infância, como pneumonias, otites e bronquites.

“As seqüelas são decorrentes, principalmente, da prolongada exposição do recém-nascido às medicações em fase precoce, do uso da ventilação mecânica (necessária devido à imaturidade pulmonar) e de outras intercorrências durante o período de internação hospitalar”, afirma a chefe da Clínica Neonatal do Hospital Estadual Mario Covas e coordenadora do mutirão, Dra. Sandra Frota Ávilla Gianelo.

Desde a inauguração em outubro de 2002, já nasceram no Setor Materno-Infantil do Hospital Mário Covas aproximadamente 140 bebês com peso inferior a 1.350 gramas. Após alta hospitalar, essas crianças são encaminhadas para o Ambulatório de Prematuros, que dá continuidade aos trabalhos até que atinjam 2.500 gramas.

“Pretendemos coletar dados no mutirão que possibilitem avaliarmos nosso trabalho e a necessidade ou não de adequar e reorganizar o acompanhamento ambulatorial dessas crianças”, declara a Dra. Sandra.A atividade ocorrerá no Ambulatório no 3º andar, das 7h às 16h. O Hospital Estadual Mario Covas fica na rua Dr. Henrique Calderazzo, 321 – Bairro Paraíso, Santo André.

Da Secretaria da Saúde