Ernesto Illy recebe homenagem póstuma do Governo de São Paulo

O secretário do Meio Ambiente Xico Graziano entregou medalha para os familiares do “embaixador do café”

seg, 15/09/2008 - 19h44 | Do Portal do Governo

O secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, representando o governador José Serra, homenageou, em caráter póstumo, o Dr. Ernesto Illy, grande incentivador da pesquisa e da qualidade do café em todo o mundo, falecido em fevereiro deste ano, em Trieste, na Itália. Graziano entregou a Medalha Paulista do Mérito Científico e Tecnológico à viúva Anna Illy e aos filhos Andrea e Anna Junior, neste domingo, 14, em Campinas, durante a sessão solene de abertura da “22a. Conferência Internacional sobre Ciência do Café – ASIC 2008”, realizada na Casa de Campo do The Royal Palm Plaza Hotel. Andrea Illy é atualmente o presidente da ASIC (Associação para Ciência e Informação sobre Café).

Ernesto Illy deu decisiva contribuição à pesquisa e qualidade do café em São Paulo e em todo o país, tendo sido o idealizador do Prêmio Brasil de Qualidade do Café Expresso, além de considerado o embaixador da bebida em diversos países. A Medalha Paulista do Mérito Científico e Tecnológico foi instituída pelo Governo do Estado de São Paulo com objetivo de “galardoar os cidadãos brasileiros ou estrangeiros que se tenham destacado na área da ciência e da tecnologia de maneira a elevar o nome do Estado de São Paulo ou beneficiar seu povo.” Esta outorga da medalha em caráter póstumo foi decretada pelo governador José Serra, em 6 de maio último, com base na manifestação do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito.

Além de enaltecer as façanhas do Dr. Ernesto Illy, a quem conheceu pessoalmente, o secretário Xico Graziano chamou a atenção do público presente – formado por representantes do setor cafeeiro de 35 países, entre os mais de 400 participantes -, para a importância do respeito ao meio ambiente. “Nem bem se consolidou e finalizou a fase da qualidade do café, uma nova agenda está se pondo, que é a agenda da qualidade ambiental”, afirmou. E ressaltou que o caminho a ser seguido pelo setor será encontrado através da pesquisa e tecnologia, “com ética e respeito ao ser humano e ao meio ambiente”.

O secretário participou, também, no encerramento da sessão solene, de uma cerimônia religiosa típica japonesa, “kagami biraki”, em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Vestidos de “hapi” (mini quimono) e munidos de grandes martelos de madeira, Graziano, Andrea Illy e outras autoridades presentes, como o diretor geral do IAC – Instituto Agronômico, Orlando Melo de Castro, o diretor executivo da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Kepler Euclides Filho, e o presidente do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Roberto Messias Franco, procederam à quebra do tampo de um barril cheio de saquê (aguardente de arroz), distribuído em seguida para todos os presentes e com o qual fizeram um brinde, encerrando o ritual simbólico de desejo de boa sorte.

O secretário visitou, ainda, os estandes montados em outro espaço do hotel, com amostras de equipamentos, de produtos e de trabalhos de pesquisa do setor. A conferência internacional sobre ciência do café é realizada a cada dois anos pela ASIC e esta edição acontece até o próximo dia 19, tendo sido organizada em Campinas por iniciativa do IAC. O Brasil é o maior produtor de café do planeta e o segundo maior consumidor mundial.

Espresso

Ernesto Illy manteve a tradição da illycaffè, torrefadora criada pelo pai, Francesco Illy, em 1933, tendo sido seu presidente por mais de 40 anos, de 1963 a 2005, quando passou o cargo para o seu filho Andrea e se tornou presidente honorário. Em 1935, o fundador da empresa criou a “illeta”, a progenitora máquina moderna para o café “espresso” (“sob pressão”). Hoje, a illycaffè está presente em mais de 140 países. Segundo a empresa, são servidas diariamente por volta de seis milhões de xícaras de porcelana de café illy.

Mário Senaga – Secretaria do Meio Ambiente