Novo portal da Fapesp amplia o acesso a informações

O objetivo é atender melhor os mais de 500 mil visitantes que acessam os serviços eletrônicos por mês

qui, 17/07/2008 - 9h30 | Do Portal do Governo

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) está de cara nova. Desde segunda-feira, 14, está no ar o seu novo portal na Internet, que apresenta várias mudanças, com o objetivo de atender melhor os mais de 500 mil visitantes que acessam os serviços eletrônicos da fundação a cada mês.

Uma das primeiras instituições a integrar a internet brasileira, a Fapesp reúne no novo portal seus diversos sites e organiza as informações de modo a atender mais eficientemente os pesquisadores, bolsistas e o público em geral.

O site principal conta com mais de 3,2 mil páginas de informações e serviços sobre as formas de apoio à pesquisa, científica e tecnológica, em todas as áreas do conhecimento, oferecidas pela fundação.

O menu superior traz links para as principais seções, com informações sobre a instituição e todos os seus tipos de bolsas, auxílios e programas especiais e de pesquisa para inovação.

Biblioteca Virtual – Notícias são publicadas no destaque principal e na seção Notícias da Fapesp. A seção Fapesp na mídia reúne reportagens sobre a fundação publicadas em veículos de todo o País. O portal destaca, também, em sua página inicial, a Biblioteca Virtual, na qual o usuário pode fazer pesquisas nas fontes de informação reunidas pelo Centro de Documentação e Informação.

O site Indicadores traz a série Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo e o Fapesp.Indica facilita a busca pela internet de informações relacionadas à produção e análise de indicadores de ciência, tecnologia e inovação. Há também o novo site da Agência Fapesp, que distribui diariamente boletins eletrônicos para mais de 67 mil leitores.

Alguns dos novos sites

• Pesquisadores e Bolsistas reúne informações que interessam ao principal público da Fapesp. Ali, os usuários podem acessar rapidamente as páginas de consulta de processos, formulários, valores de bolsas e diárias, Reserva Técnica, sistemática de análise, chamadas de propostas e diversas outras.

• Pesquisa Apoiada pela Fapesp pretende reunir informações sobre todos os projetos de pesquisa apoiados pela fundação desde que foi instituída, em 1962. Ali já estão cerca de 20 mil projetos.

• Oportunidades tem como objetivo reunir anúncios de vagas para bolsistas de pós-doutorado em projetos temáticos. Coordenadores de projetos podem se inscrever para enviar dados sobre as vagas e bolsistas podem enviar currículos.

SERVIÇO

O portal está no endereço www.fapesp.br

Da Agência Fapesp

(M.C.)