Cultura realiza festival literário em distrito do Vale do Paraíba

Evento reunirá escritores consagrados para incentivar o prazer pela leitura

sex, 30/05/2008 - 10h51 | Do Portal do Governo

São Francisco Xavier, charmoso distrito de São José dos Campos, a 138 quilômetros de São Paulo, será um pólo de literatura entre hoje e domingo, durante o Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura.

Na ocasião, autores falarão de suas obras e debaterão com o público sobre o amor à literatura. O objetivo é incentivar o prazer da leitura e possibilitar ao público acesso aos autores e livros de maneira mais próxima e lúdica. Serão três dias dedicados inteiramente ao lazer cultural, com atividades gratuitas e abertas, que incluem shows musicais e atividades infantis. Estudantes, professores e profissionais de bibliotecas com acesso público foram escolhidos em concurso promovido pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) para participar de oficinas exclusivas.

Segundo o responsável pelo projeto, André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (UFDPC), a realização do festival reflete o momento fértil da literatura em São Paulo. “Queremos estimular o turismo cultural em São Francisco Xavier, com ênfase na literatura. A proximidade com São Paulo e outras cidades do Vale do Paraíba vai permitir que as pessoas passem o fim de semana no local, aproveitando os eventos, a paisagem e os shows”, afirma. Uma linha especial de ônibus ligará São José dos Campos a São Francisco Xavier durante os três dias do festival.Falando de arte – A programação será realizada em cinco espaços localizados no centro de São Francisco Xavier. A Tenda Mantiqueira Literária abrigará os debates. Em outra, será instalada uma livraria, onde ocorrerão lançamentos de livros e sessões de autógrafos. O Espaço Mantiqueira reunirá as atividades infantis e haverá shows no Espaço Mantiqueira Musical e no Bar e Restaurante Photozofia.

Os debates com o público serão realizados pelos escritores Milton Hatoum, Fernando Morais, Moacyr Scliar, Jorge Caldeira, Nelson Motta, Marçal Aquino, Marcelo Rubens Paiva, Zuenir Ventura, Mário Prata, Marcelino Freire e a diretora de cinema Suzana Amaral. Também serão realizados encontros temáticos intitulados Diálogos Literatura e TV, Diálogos Literatura e Bossa Nova, Diálogos Literatura e Cinema e Diálogos Literatura e História.

Outro segmento importante do festival são oficinas exclusivas para estudantes, professores e profissionais que trabalham em bibliotecas de acesso público do Estado, coordenadas por Marcelino Freire, Ivana Arruda Leite e Alice Bandini. Eles foram escolhidos no Concurso Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura. Todos os 90 selecionados (30 em cada categoria) participarão do evento com as despesas pagas.

Shows musicais e apresentações teatrais especiais complementam a programação. Na parte musical, serão realizados shows das cantoras Fernanda Takai (com repertório de bossa nova, em homenagem a Nara Leão), Alice Ruiz e Alzira Espíndola e apresentação da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos com o Coro Jovem da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Todas as atividades serão gratuitas, mas para participação nas infantis e nos debates, será necessário retirar senha uma hora antes do início. SERVIÇO

Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura

Dias 30 e 31/5 e 1/6

Em São Francisco Xavier (São José dos Campos – SP)

Endereço dos espaços:

Tenda Mantiqueira Literária, Tenda Livraria Saraiva e Espaço Mantiqueira

Musical: Praça Cônego Antônio Manzi, centro.

Espaço Mantiqueira Infantil: Rua XV de Novembro, 50 – centro.

Bar e Restaurante Photozofia: Largo São Sebastião, 105 – centro

Confira a programação no site www.cultura.sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial